quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prof. Celestino - Dissertativa

DISSERTATIVA


 


TEXTO 01


            Declarações sem qualquer fundamentação técnica tentaram em vão fazer uma relação direta entre a produção de biocombustíveis e o aumento do preço dos alimentos. Há inúmeros fatos que refutam tais afirmações. Há, hoje, uma crescente demanda no consumo de alimentos, impulsionada por países como China e Índia, concomitante a um aumento da população mundial e a uma elevação de renda dos países emergentes. Outro ponto que interfere nos custos dos alimentos é o preço do petróleo, matéria-prima para grande parte dos combustíveis utilizados no maquinário agrícola, no transporte de alimentos e na produção de fertilizantes. Marcelo S. D. Junqueira. Quem é o vilão? In: Jornal do Brasil, caderno Brasília, 3/9/2008, p. R3 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.


 


01.  Infere-se do texto que há correspondência entre ampliação do poder aquisitivo das populações e aumento da demanda por gêneros alimentícios.


02. O texto destaca o impacto exercido pelo petróleo na composição do preço final dos gêneros alimentícios, estando presente desde a preparação do solo até a chegada ao consumidor final.


03.Infere-se do texto que a utilização de produtos como o milho para a produção de energia reduz a oferta de alimentos e acarreta a conseqüente elevação dos preços dos gêneros alimentícios.


04. Há consenso entre os especialistas de que a fome no mundo decorre de uma incontornável realidade: a produção de alimentos é demasiado pequena em relação ao número de habitantes do planeta


 


TEXTO 02


            A escalada nos preços dos alimentos diante da forte  demanda no mercado mundial mobiliza autoridades em todo o planeta. Desde o ano passado, os preços de alimentos subiram em média 40%. Nos últimos três anos, a alta foi de 83%. O presidente Lula, na Holanda, disse que é necessário produzir mais em nível mundial, mas que não se pode culpar o investimento nos biocombustíveis pela pressão. Segundo ele, o aumento dos preços de alimentos se dá pelo fato de “as pessoas pobres estarem começando a comer” em lugares como China, Índia e América Latina. Para o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, a crise mundial de alimentos é fruto de ataque especulativo. Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos significativos do atual panorama da economia mundial, julgue os itens que se seguem.


 


01.Infere-se do texto que países ricos, emergentes ou pobres, além de organismos multilaterais e de especialistas em geral, concordam quanto à identificação da causa comum determinante para o quadro de inflação dos alimentos hoje existente no mundo


02. Depreende-se das palavras do presidente Lula que o Brasil fez a opção estratégica de ampliar seus espaços no comércio global mediante o aumento da capacidade brasileira de produzir etanol ainda que às expensas da redução das áreas de plantio de alimentos.


 


Texto 03.


 Se a perspectiva do político é a perspectiva de como o poder se constitui e se exerce em uma sociedade, como se distribui, se difunde, se dissemina, mas também se oculta, se dissimula em seus diferentes modos de operar, então é fundamental uma análise do discurso que nos permita rastreá-lo. A necessidade de discussão da questão política e do exercício do poder está em que, em última análise, todos os grupos, classes, etnias visam, de uma forma ou de outra, o controle do poder político. Porém, costumamos ver o poder como algo negativo, perverso, no sentido da dominação, da submissão. Não há, entretanto, sociedade organizada sem formas de exercício de poder. A questão, portanto, deve ser:  como e em nome de quem este poder se exerce? Danilo Marcondes. Filosofia, linguagem e comunicação


 


1.Segundo o texto, é inútil discutir o poder, pois seu aspecto negativo, de submissão, é inevitável e aparece em todas as relações de dominação, seja de classe, seja de etnia.


2. O termo rastreá-lo( L3) faz referência ao termo político ( L2).


 


 


TEXTO 04


Em uma inesperada e rara condenação pública à violência no Tibete e à falta de liberdade de imprensa na China, o presidente do Comitê Olímpico Internacional classificou como crise as manifestações populares ocorridas em Londres, Paris e São Francisco, por onde passou a tocha olímpica. Ele deixou claro o desagrado da comunidade esportiva internacional com a repressão ao Tibete e apelou à China para que cumpra o compromisso moral de respeitar os direitos humanos.  O Parlamento Europeu sugeriu um boicote à abertura dos jogos e exortou os líderes dos 27 países da União Européia (UE) a tomar uma decisão conjunta.O Globo, 11/4/2008, capa (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas ramificações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.


 


01.Infere-se do texto que, na atualidade, ao contrário do que ocorria no passado, há inédita apropriação política de eventos esportivos de grande repercussão junto à opinião pública, como é o caso dos Jogos Olímpicos.


02.Por ser um bloco bastante homogêneo, cujos integrantes se equiparam quanto ao estágio de desenvolvimento econômico e às práticas políticas democráticas, a UE conduz uma política externa consensualmente aprovada pelo Parlamento Europeu, cujas decisões têm força de lei e caráter impositivo.


03. Os acontecimentos que envolveram a passagem da tocha olímpica pelas diversas cidades mencionadas no texto expressam uma forma de posicionamento político de setores da sociedade contemporânea em face de determinadas situações, a exemplo da condenação ao terrorismo e da crítica aos rumos da globalização e ao desrespeito aos direitos humanos.


 


TEXTO 05.


 


Um Brasil com desemprego zero. Um Brasil bem distante das estatísticas que apontam para uma taxa de desocupação em torno de 9%. E um Brasil que coloca o seu  mercado de trabalho nas mãos de empreendedores locais, formais e informais. Cerca de 30 cidades devem integrar esse Brasil fora das estatísticas. São exceções e prova viva da  força empreendedora do interior e de seu papel empregador. E representam, ainda, a força do agronegócio, o avanço ao consumo da classe C e os efeitos na economia dos programas  de transferência de renda, afirmou Luiz Carlos Barboza, diretor do SEBRAE Nacional. O Globo, 6/4/2008, p. 33 (com adaptações). Tendo o texto de O Globo como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade brasileira contemporânea, julgue os itens subseqüentes.


 


01.Segundo os dados estatísticos apresentados no texto, os beneficiados pelos programas de transferência de renda integram o contingente de empregados.


02. Depreende-se do texto que programas oficiais de transferência de renda, dos quais o Bolsa Família é exemplo, contribuem para a dinamização da economia brasileira.


03. O texto sugere que a ausência de mobilidade social e o fraco dinamismo da economia emperram a ampliação do mercado consumidor brasileiro.


 


TEXTO 06.


 


Um lugar sob o comando de gestores, onde os funcionários são orientados por metas, têm o desempenho avaliado dia a dia e recebem prêmios em dinheiro pela eficiência na execução de suas tarefas, pode parecer tudo — menos uma escola pública brasileira. Pois essas são algumas das práticas implantadas com sucesso em um grupo de  escolas estaduais de ensino médio de Pernambuco. A experiência chama a atenção pelo impressionante progresso dos estudantes depois que ingressaram ali. Como é praxe no local, o avanço foi quantificado. Os alunos são testados na entrada, e quase metade deles tirou zero em matemática e notas entre 1 e 2 em português. Isso  em uma escala de zero a 10. Depois de três anos, eles cravaram 6 em tais matérias, em uma prova aplicada pelo Ministério da Educação. Em poucas escolas públicas  brasileiras, a média foi tão alta. De saída, há uma característica que as distingue das demais: elas são administradas por uma parceria entre o governo e uma  associação formada por empresários da região. Os professores são avaliados em quatro frentes: recebem notas dos alunos, dos pais e do diretor e ainda outra pelo cumprimento das metas acadêmicas. Aos melhores, é concedido bônus no salário. Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando o atual cenário educacional brasileiro, julgue os itens que se seguem.


01. Em linhas gerais, os procedimentos administrativos e pedagógicos adotados nas escolas pernambucanas citadas no texto assemelham-se significativamente aos que são praticados na maioria das redes estaduais e municipais de educação brasileiras.


02. Os mecanismos de avaliação hoje existentes demonstram a persistência de graves problemas na educação brasileira, os quais, ainda que atingindo mais fortemente a escola pública, também afetam a rede privada.


03.Infere-se do texto que a melhoria do desempenho na educação resulta de um conjunto de ações e de atitudes, entre as quais se situam o planejamento e a avaliação sistemática de alunos e docentes.


04. O texto confirma uma verdade conhecida há tempos: no Brasil, o principal problema da educação básica é a falta de vagas nas escolas públicas.


05.Muitos especialistas acreditam que a inexistência de uma lei geral da educação, que estabeleça as diretrizes e fixe as bases para a organização do sistema educacional, seja a razão principal dos problemas vividos pelo setor.


 


 


TEXTO 07.


Rocinha, Vidigal, Santa Teresa, Tijuca, Cerro Corá, não importa o endereço, o saldo de mortos da violência em menos de dois dias no Rio de Janeiro perfaz 10 pessoas entre adultos e crianças, homens e mulheres, bandidos e cidadãos comuns. Segurança zero, insegurança, medo e terror, 100. A criminalidade não é, nem pode ser, encarada como problema tópico, sazonal, raro. Integra, há décadas, o cotidiano carioca. E não se resolverá com a ocupação episódica das favelas, premida por uma ou outra batalha entre traficantes por pontos mais rentáveis de venda de drogas. O controle militar de regiões conflagradas é obrigação do Estado. O município precisa retomar a rotina. O direito de ir e vir é assegurado pela Constituição. No Rio, precisa do aval do tráfico. Já passou da hora de o poder público garantir a cada um, na cidade, um pouco de paz. E muita segurança. O Iraque é aqui.


 


1. Em determinadas regiões e situações, na cidade do Rio de Janeiro, o direito constitucional que as pessoas têm de se locomover fica subordinado ao poder de decisão de grupos criminosos.


2. O texto dá a entender que a onda de violência que assola a Cidade Maravilhosa não passa mesmo de uma onda, isto é, algo passageiro, uma conjuntura problemática intercalando longos períodos pacíficos.


3. Normalmente, as áreas geográficas urbanas mais carentes recebem pouco ou quase nada do poder público, cuja ausência tende a ser preenchida pelo assistencialismo de líderes criminosos que nelas se instalam.


4. Um cenário de amplas carências, em que faltem assistência à saúde, acesso à educação de qualidade e perspectivas de emprego, favorece a absorção da mão-de-obra jovem por parte dos narcotraficantes.


 


Texto 08


O Brasil carrega uma dificuldade de origem em suas escolhas políticas no mundo da lusofonia.O surgimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 1996 coincidiu com um grande ciclo de retraimento das relações comerciais, diplomáticas e estratégicas com os países africanos. As relações do Brasil com a África nos anos 90 foram de ajustamento a um contexto atlântico menos relevante para a inserção internacional do Brasil. Em outras palavras, o Brasil diminuiu o peso da sua vocação atlântica na última década do século. José Flávio Sombra Saraiva. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): ação política e solidariedade. Brasília: IBRI, 2000, p. 57 (com adaptações). Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, referentes à atuação do Brasil na CPLP e às relações do país com o continente africano.


 


36 O Brasil, ao se inserir na CPLP, no início da década passada, apresentava ativa atuação política voltada para o continente africano. 


37 A noção de África surgiu, de forma inédita, no discurso diplomático brasileiro no governo Lula.


39     CPLP promove a valorização da língua portuguesa como sua única responsabilidade regimental.


 


TEXTO 09


Ao apresentar a perspectiva local como inferior à perspectiva global, como incapaz de entender, de explicar e, em última análise, de tirar proveito da complexidade do 4 mundo contemporâneo, a concepção global atualmente dominante tem como objetivo fortalecer a instauração de um único código unificador de comportamento humano, e abre 7 o caminho para a realização do sonho definitivo de economias globais de escala. Como resultado deste processo, o “modelo econômico” alcança sua perfeição, que não é 10 somente descrever o mundo, mas efetivamente governá-lo. E esta é a essência mesma do paradigma moderno de desenvolvimento e de progresso, cujo estágio supremo de 13 perfeição a globalização  representa. Fica claro que a escala não poderia ser melhor ou maior do que sendo global e é somente neste nível que a sua 16 primazia e universalidade são finalmente afirmadas, junto com a certeza de que jamais poderia surgir alguma alternativa viável ao sistema ideologicamente dominante 19 fundado no livre mercado, dada a ausência de qualquer cultura ou sistema de pensamento alternativo. Se virmos o fenômeno da globalização sob esta luz,22 creio que não poderemos escapar da conclusão de que o processo é totalmente coerente com as premissas da ideologia econômica que têm se afirmado como a forma 25 dominante de representação do mundo ao longo dos últimos 100 anos, aproximadamente.A globalização não é, portanto, um acontecimento 28 acidental ou um excesso extravagante, mas uma extensão simples e lógica de um “argumento”. Parece realmente muito difícil conceber um resultado final que fizesse mais sentido 31 e fosse mais coerente com as bases ideológicas sobre as quais está fundado. Em suma, a globalização representa a realização acabada e a perfeição do projeto de modernidade 34 e de seu paradigma de progresso


 


1.No texto, é apresentada, em forma dissertativa, uma análise do processo de globalização e da hegemonia, no mundo contemporâneo, do sistema econômico embasado no livre mercado.


2. A direção argumentativa do texto evidencia a intenção do autor em fazer uma apologia do modelo de desenvolvimento e de progresso que a globalização representa.


3 Infere-se do texto que a globalização constitui o caminho ideal para a superação do atraso econômico verificado em alguns países, cuja cultura local se mostra incapaz de compreender a complexidade do mundo contemporâneo


4. No texto, o termo “primazia” (R.16) está empregado com o mesmo sentido que na frase: Segundo o presidente da República, a Organização das Nações Unidas deve deter a primazia na preservação da paz e da segurança internacional


5. O ‘argumento’ mencionado à linha 29 pode ser assim entendido: modelo econômico embasado no livre mercado é a alternativa mais viável para o progresso e desenvolvimento mundial.


 


TEXTO 10.


Em vigor há quase três anos, a Lei da Mata Atlântica não conseguiu evitar a continuação do desmatamento do bioma. A mata atlântica está reduzida a 7,9% de sua área original no país e, entre 2005 e 2008, 102,9 mil hectares foram desmatados ilegalmente, segundo estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A diretora da Fundação SOS Mata Atlântica disse que o desmatamento ocorre principalmente para substituir o uso da floresta, geralmente para a agropecuária e exploração de pínus, principalmente em Santa Catarina. Além disso, a mata atlântica situa-se em uma região onde há muitos usos e muitas cidades e, por isso, está tão fragmentada. As principais cidades e metrópoles brasileiras estão localizadas nessa região, portanto o impacto das pessoas e da utilização dessa floresta desde o descobrimento do Brasil tem levado à redução drástica da área da mata atlântica.Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir.


 


1 Infere-se do texto que atividades econômicas têm parte da responsabilidade no desmatamento da mata atlântica.


2 A Lei da Mata Atlântica tem-se mostrado instrumento eficaz para conter a destruição da floresta.


3 A destruição da mata atlântica tem sido uma constante na história brasileira desde o início da colonização do país


pelos portugueses.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário