quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prof. Celestino - Atualidades

1. Um terremoto de 9 graus na escala Richter, um dos mais forte já registrado na Terra do Sol nascente, como consequencia  um tsunami arrasou a costa noroeste do país no dia 11 de março.Experiências passadas atestam a força destas ondas que no caso japonês atingiram até 10 metros de altura, nada de poético. O número de mortos pode chegar a 10 mil, além dos incontáveis desaparecidos. Além de tudo, mortes, destruição, pânico, a sociedade japonesa enfrenta a ameaça nuclear, pois usinas nucleares( Complexo de Fukushima) foram seriamente abaladas. Uma nuvem radiotiva foi vista  e explosões podem ter liberado material radiotivo provocando contaminação dos alimentos, da água e as lembranças anteriores do acidente em Tchernobil (Ucrania 1986) e no caso o Césio -137 de Goiânia. Com relação ao tema marque a alternativa incorreta.


 


a)Mais recentemente, em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 na escala Richter na ilha de Sumatra, na Indonésia, causou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países do sudeste asiático.


b) A despeito das dificuldades, a energia nuclear pode ser considerada como parte da solução para os problemas ambientais e também a escassez enérgica que assombra as sociedades contemporâneas.


c)O Japão está localizado no chamado "anel de fogo do Pacífico", que inclui Filipinas, Indonésia e países menores. A região concentra as maiores atividades sísmicas do mundo.


d) Os mercados financeiros, em virtude da sólida economia japonesa, não se resentiu e nem sofreu efeitos das tragédias descritas no texto.


e)O tremor também provocou explosões na estrutura de reatores nucleares no complexo de Fukushima Daiichi, uma das 25 maiores usinas do mundo.


 


                2. O Egito é  um dos países árabes mais importantes para as políticas e interesses americanos deste a ascensão de Anwar Sadat. A partir de 1973, sobretudo após a Guerra do Yom de Kippur, após assinar e consolidar acordos com Israel, tem sido considerado um pais aliado no combate a expansão do terrorismo. Após o assassinato de Sadat, seu vice, Hosni Mubarak, assumiu o poder e  desde 1981 governava o país. O mundo Árabe foi sucudido por revoltas populares que ameaçam o governo de líderes que já estão no poder há muito tempo. . A primeira vez que isso aconteceu no mundo árabe foi na Tunísia, em 14 de janeiro. Na ocasião, o presidente Zine El Abidine Ben Ali também cedeu aos protestos e renunciou, após 23 anos no poder. Com relação ao mundo árabe, marque a alternativa correta.


 


a) Na atualidade o Egito, configura-se como um país minado pela forte resistência leal ao Hosni Mubarak.


b) No mundo Arabe, o Irã é um país que faz oposição aos interesses americanos no contexto do Oriente Médio.


c) A OPEP concentra-se exclusivamente no mundo Árabe.


d) O Egito não está exposto a resitência dos grupos terroristas que atuam na região por ser um pais árabe.


e) A onda de protestos que assola o mundo árabe tem provocado a derrubada de líderes que já exercicia o poder há muito tempo.


 


3. Brasil está em 73 º lugar no IDH - De acordo com o relatório, educação foi apontada como principal problema O Brasil ocupa o 73 º no ranking de 169 nações segundo relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A lista é encabeçada pela Noruega, seguida de Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. Os cinco últimos são Zimbábue, República Democrática do Congo, Niger, Burundi e Moçambique. O documento, intitulado “A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desenvolvimento Humano”, foi divulgado nesta quinta-feira, em Nova York.O índice brasileiro é de 0,699, o que situa o país entre os de alto desenvolvimento humano, assim como em 2009. A média mundial é 0,624. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, o resultado é parecido com o do conjunto de países da América Latina e Caribe (0,704). Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. São considerados três aspectos essenciais: conhecimento (medido por indicadores de educação), saúde (medida pela longevidade) e padrão de vida digno (medido pela renda). Com Relação ao tema marque a resposta correta


 


a) A educação básica no Brasil – ensino infantil, ensino fundamental e média – são financiadas em totalidade pelo governo federal e por isso apresenta sensível melhora na qualidade o q contradiz os dados do relatório.


b) O IDH tem como parâmetro básico o crescimento das economias e por isso a tendência do Brasil é de elevação desse indicador


c) Os números do IDEB apontam para a melhoria da educação, porém ainda insuficiente para alcançar o patamar dos países desemvolvidos.


d)O crescimento econômico e a política de distribuição de renda vistos no governo atual foi fundamental o desempenho brasileiro confirmam que o país equacionou seu problemas, em especial os relacionados aos temas sociais.


e) O novo IDH mostra que é necessário dar mais importância à educação no Brasil, embora seja a do Brasil a melhor posição entre os países da América do Sul.


 


4. 6. Julgue os itens de 41 a 46, com relação às questões de infra-estrutura urbana e de transporte, além dos aspectos de segurança das cidades latino-americanas dos dias atuais.


1 O caos urbano nas grandes cidades latino-americanas, principalmente nas capitais dos países da região, é causado por fatores como o crescimento elevado do uso do automóvel por seus habitantes.


2 O forte investimento em transportes urbanos e populares em todo o continente, particularmente naqueles que vinculam trens subterrâneos e de superfície, e a eficiente malha de ônibus e outros transportes similares é marca da América Latina no início do século XXI.


3 A segurança pública, crucial para a vida cidadã e a boa realização dos negócios e do crescimento econômico, vem sendo considerada tema menor nas campanhas políticas na região.


4 A preocupação com a segurança pública é matéria que não pode circunscrever-se, nas urbes sul-americanas, apenas à corporação policial ou às autoridades investidas de poder de decisão na matéria.


5 Os bolsões de pobreza e miséria, situados nas periferias malcuidadas de boa parte das grandes cidades da América Latina, contribuem apenas moderadamente à precariedade da vida urbana nas regiões metropolitanas.


6 Embora a inteligência policial e os aparatos mais modernos de repressão ao tráfico de drogas sejam relevantes para o apaziguamento das grandes cidades da América Latina, essas políticas necessitam da complementação da população cidadã que, armada, também pode responder à insegurança coletiva que predomina nesses centros urbanos


7. As soluções para a insegurança presente em capitais como Londres, Paris ou Nova Iorque, que impedem o próprio direito de ir e vir dos cidadãos em seus espaços urbanos, são radicalmente diferentes das que podem ser utilizadas em capitais de países como o Brasil e seus vizinhos na América do Sul.


8. Métodos violentos e a mera repressão ostensiva não são suficientes para explicar as causas mais profundas da violência que amplia o sentimento de insegurança em grandes cidades do mundo.


9. A crescente terceirização da segurança, a privatização dos serviços de defesa de casas e condomínios, entre outros meios crescentes de garantia de segurança em grandes cidades, tem-se mostrado um caminho promissor no campo da melhoria da segurança.


10. Roubos e furtos a bancos de pequenas cidades, fazendas e sítios rurais no Brasil, entre outros crimes, sugerem que há um fenômeno de interiorização da insegurança.


11. A violência nas grandes cidades do mundo também expõe o consumismo desenfreado e as expectativas egoístas que se formam nas crianças e nos jovens, empurrados cedo para a obtenção de prazeres e bens a qualquer custo, até mesmo por meios ilícitos, o tque gera insegurança no meio social em que vivem.


 


EDUCAÇÃO – UMA TAREFA DO GOVERNO BRASILEIRO


                Um lugar sob o comando de gestores, onde os funcionários são orientados por metas, têm o desempenho avaliado dia a dia e recebem prêmios em dinheiro pela eficiência na execução de suas tarefas, pode parecer tudo — menos uma escola pública brasileira. Pois essas são algumas das práticas implantadas com sucesso em um grupo de escolas estaduais de ensino médio de Pernambuco. A experiência chama a atenção pelo impressionante progresso dos estudantes depois que ingressaram ali. Como é praxe no local, o avanço foi quantificado. Os alunos são testados na entrada, e quase metade deles tirou zero em matemática e notas entre 1 e 2 em português. Isso em uma escala de zero a 10. Depois de três anos, eles cravaram 6 em tais matérias, em uma prova aplicada pelo Ministério da Educação. Em poucas escolas públicas brasileiras, a média foi tão alta. De saída, há uma característica que as distingue das demais: elas são administradas por uma parceria entre o governo e uma associação formada por empresários da região. Os professores são avaliados em quatro frentes: recebem notas dos alunos, dos pais e do diretor e ainda outra pelo cumprimento das metas acadêmicas. Aos melhores, é concedido bônus no salário. Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando o atual cenário educacional brasileiro, julgue os itens que se seguem.


8 Em linhas gerais, os procedimentos administrativos e pedagógicos adotados nas escolas pernambucanas citadas no texto assemelham-se significativamente aos que são praticados na maioria das redes estaduais e municipais de educação brasileiras.


9 Os mecanismos de avaliação hoje existentes demonstram a persistência de graves problemas na educação brasileira, os quais, ainda que atingindo mais fortemente a escola pública, também afetam a rede privada.


10 Infere-se do texto que a melhoria do desempenho na educação resulta de um conjunto de ações e de atitudes, entre as quais se situam o planejamento e a avaliação sistemática de alunos e docentes.


11 O texto confirma uma verdade conhecida há tempos: no Brasil, o principal problema da educação básica é a falta de vagas nas escolas públicas.


12 Muitos especialistas acreditam que a inexistência de uma lei geral da educação, que estabeleça as diretrizes e fixe as bases para a organização do sistema educacional, seja a razão principal dos problemas vividos pelo setor


13. A educação no Brasil, que já foi prioridade no discurso dos governos passados, não mais apresenta desafios elementares de qualidade do ensino básico.


14. As famílias brasileiras compostas de pessoas menos abastadas vêm demonstrando interesse decrescente na educação de seus filhos.


15. O analfabetismo entre jovens no Brasil, compatível com o de grande parte dos vizinhos latinoamericanos, vem aumentando gradualmente.


16. Mecanismos de avaliação são necessários para a percepção dos gargalos da educação nacional


 


7.Em uma inesperada e rara condenação pública à violência no Tibete e à falta de liberdade de imprensa na China, o presidente do Comitê Olímpico Internacional classificou como crise as manifestações populares ocorridas em Londres, Paris e São Francisco, por onde passou a tocha olímpica. Ele deixou claro o desagrado da comunidade esportiva internacional com a repressão ao Tibete e apelou à China para que cumpra o compromisso moral de respeitar os direitos humanos.  O Parlamento Europeu sugeriu um boicote à abertura dos jogos e exortou os líderes dos 27 países da União Européia (UE) a tomar uma decisão conjunta.O Globo, 11/4/2008, capa (com adaptações).


                O Nobel da Paz 2010, o chinês Liu Xiaobo, que cumpre pena de 11 anos de prisão acusado de subversão, foi agraciado com um prêmio da organização Human Rights Watch por ter arriscado sua vida para "proteger a dignidade" de outros.  O jornalista e escritor de 54 anos recebeu 1 dos 6 prêmios Alison Des Forges, concedidos pela organização da defesa dos direitos humanos com sede em Nova York.  Renee Xia, membro dos Defensores dos Direitos Humanos na China, uma rede de ativistas, aceitou o prêmio em seu nome numa cerimônia em homenagem a Liu. Em comunicado, a ONG Human Rights Watch disse que o prêmio "celebra o valor dos indivíduos que arriscam suas vidas para proteger a dignidade e os direitos dos outros". "Homenageando Liu Xiaobo, também homenageamos um número incalculável de defensores dos direitos humanos que foram presos injustamente por seus valentes esforços para reformar a China por dentro", afirmou Sophie Richardson, diretora para a Ásia da ONG.  Tendo os textos acima como referências iniciais e considerando as múltiplas ramificações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.


 


26 Infere-se do texto que, na atualidade, ao contrário do que ocorria no passado, há inédita apropriação política de eventos esportivos de grande repercussão junto à opinião pública, como é o caso dos Jogos Olímpicos.


27 Sede das Olimpíadas de 2008, a China atravessa fase de excepcional crescimento econômico, ampliando seus níveis de consumo e participação no mercado global, ao mesmo tempo em que mantém um regime político forte que não se identifica com o modelo ocidental de democracia.


28 Por ser um bloco bastante homogêneo, cujos integrantes se equiparam quanto ao estágio de desenvolvimento econômico e às práticas políticas democráticas, a UE conduz uma política externa consensualmente aprovada pelo Parlamento Europeu, cujas decisões têm força de lei e caráter impositivo.


29 Os acontecimentos que envolveram a passagem da tocha olímpica pelas diversas cidades mencionadas no texto expressam uma forma de posicionamento político de setores da sociedade contemporânea em face de determinadas situações, a exemplo da condenação ao terrorismo e da crítica aos rumos da globalização e ao desrespeito aos direitos humanos.


30 Em tempos de globalização, as disputas esportivas, sobretudo aquelas que envolvem as modalidades de maior apelo popular, também se subordinam aos mecanismos da economia de mercado, o que implica altos investimentos, grandes estruturas e possibilidades de lucros expressivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário