quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ATUALIDADES

1. Em vigor há quase três anos, a Lei da Mata Atlântica não conseguiu evitar a continuação do desmatamento do bioma. A mata atlântica está reduzida a 7,9% de sua área original no país e, entre 2005 e 2008, 102,9 mil hectares foram desmatados ilegalmente, segundo estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A diretora da Fundação SOS Mata Atlântica disse que o desmatamento ocorre principalmente para substituir o uso da floresta, geralmente para a agropecuária e exploração de pínus, principalmente em Santa Catarina. Além disso, a mata atlântica situa-se em uma região onde há muitos usos e muitas cidades e, por isso, está tão fragmentada. As principais cidades e metrópoles brasileiras estão localizadas nessa região, portanto o impacto das pessoas e da utilização dessa floresta desde o descobrimento do Brasil tem levado à redução drástica da área da mata atlântica.Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir.

1 Infere-se do texto que atividades econômicas têm parte da responsabilidade no desmatamento da mata atlântica.
2 A Lei da Mata Atlântica tem-se mostrado instrumento eficaz para conter a destruição da floresta.
3 A destruição da mata atlântica tem sido uma constante na história brasileira desde o início da colonização do país
pelos portugueses.

2. QUESTÕES AMBIENTAIS
Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que uma plataforma da BP explodiu, em 22 de abril, ameaçando com uma catástrofe ambiental e econômica centenas de quilômetros de costa nos Estados Unidos. A última tentativa de vedar o vazamento feita pelos engenheiros da BP foi bombear 30 mil barris de fluidos pesados pelo oleoduto danificado no fundo do mar. A Operação Top Kill, no entanto, foi considerada incapaz de resolver o problema no sábado. Ao ser questionado sobre o que havia impedido o sucesso da Top Kill, o chefe de operações da BP, Doug Suttles, disse não saber explicar: “Não temos claro. Não fomos capazes de conter permanentemente o fluxo”.
Os esforços agora se concentram na remoção dos dutos danificados que estão localizados no fundo do mar, para, em seguida, ser feita a instalação de um dispositivo de contenção que possa deter o petróleo e, finalmente, bombeá-lo para a superfície. A operação será realizada por robôs operados por controle remoto, a quase 1.500m abaixo do local onde a plataforma submarina explodiu. A BP e a Guarda Costeira estimaram que serão necessários entre quatro e sete dias para que o artefato possa ser instalado.
A companhia e o governo americano, porém, já não trabalham com a possibilidade de uma interrupção imediata do vazamento. “Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva”, afirmou Dudley. A RESPEITO DO TEMA MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
a) As tragédias ambientais de grandes proporções tendem a aumentar a insegurança ambiental do mundo contemporâneo, em especial aquelas ligadas ao derramamento de hidrocarbonetos em paisagens naturais.
b)O protocolo de Kyoto, firmado em 1997, estabelece como prática saudável a redução das emissões de gases efeito estufa, tais como aquele que se produz com a queima dos combustíveis fósseis.
c)A dependência dos combustíveis fósseis tem gerado preocupações ambientais, pois são eles os grandes responsáveis pelo o desequilíbrio do efeito estufa
d) A tarefa de equacionar o vazamento de petróleo no Golfo do México exige sofisticada tecnologia e os danos ambientais são mais significativos do que os econômicos.
e) Investimentos em energias alternativas e a minimização do peso dos combustíveis fósseis não representam solução para partes dos problemas ambientais atuais.

3. O conceito de desenvolvimento sustentável envolve noções múltiplas. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
41 O desenvolvimento sustentável é definido exclusivamente pela noção de meio ambiente.
42 O homem e a natureza, centros de gravitação do conceito de desenvolvimento sustentável, estão em grande equilíbrio e relação adequada na sociedade contemporânea.
43 A Amazônia, assim como a Patagônia e a Sibéria,são regiões do mundo que geram grande apreensão no que se refere ao equilíbrio ecológico do planeta.
44 A água, fonte necessária à produção de alimentos de qualidade e ao bem-estar humano, está em risco em grande parte do planeta.
45 O desenvolvimento sustentável está hoje para a vida no planeta como uma necessidade, muito mais do que como um luxo para alguns.
46 O conceito de proteção à natureza não deve incluir a sua exploração econômica.
47.Apesar das frustrações de muitos e da timidez apontada por diversos observadores, a COP15 foi o primeiro grande fórum mundial a conseguir aprovar um documento que estabelece metas para a redução das emissões de gases que ampliam o efeito estufa.
48. O G77, do qual fazem parte formalmente Brasil, China, exportadores de petróleo e países pobres, é um grupo bastante homogêneo, sem grandes divergências internas e que defende a redução gradativa das emissões de CO2 dos países ricos.
49.O Brasil, que levou grande comitiva a Copenhague, manifestou sua posição favorável a um acordo, além de se mostrar disposto a ter metas voluntárias, tendo anunciado metas de cortes em relação às emissões de projetadas para 2020.
50. Ao extinguir o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e deixar de organizar a COP15, ao contrário do ocorrido em Estocolmo, no Rio de Janeiro e em Kyoto, a Organização das Nações Unidas explicitou a perda de sua importância relativa no cenário mundial do pós-Guerra Fria.

4."Está na hora de os Estados Unidos tratarem nosso engajamento com o Brasil em questões econômicas de maneira tão séria como fazemos com nações como a China e a Índia", disse Obama, ao anunciar a assinatura de um acordo para criar um novo diálogo econômico e financeiro entre os dois países. "Esse diálogo vai nos ajudar a fazer isso", afirmou o presidente a uma plateia formada por empresários dos dois países reunidos na Cúpula Empresarial Brasil - Estados Unidos, em Brasília. Com relação a presença de Obama no Brasil, julgue os itens
1 O presidente americano fez de sua passagem por Brasília um esforço para aumentar as oportunidades de comércio e investimentos, em um momento em que a economia americana enfrenta uma recuperação mais lenta do que o esperado e uma taxa de desemprego de 9%.
2. Obama reiterou o interesse dos Estados Unidos no petróleo brasileiro, especialmente com as novas descobertas do pré-sal, e em projetos de infra-estrutura, às vésperas da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
3. A presidente Dilma pediu o fim das barreiras aos produtos brasileiros, que muitas vezes sofrem restrições ao entrar nos Estados Unidos por meio de tarifas, barreiras não-tarifárias e cotas.
4. O período anterior foi marcado por posições convergentes em temas como a crise em Honduras, disputas comerciais e, principalmente, o programa nuclear do Irã.
5. A conquista de uma vaga permanente no Conselho de Segurança (CS) da ONU é uma ambição antiga da diplomacia brasileira, e o governo brasileiro gostaria que Obama manifestasse seu apoio a isso publicamente durante a visita, como fez no ano passado, quando discursou na Assembléia Geral da ONU

Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

(A) A promoção de uma sociedade mais justa não tem relação com a valorização da pluralidade cultural.
(B) A diversidade cultural tem a mesma natureza que a desigualdade social.
(C) A educação, ao tratar da pluralidade cultural, deve promover o enriquecimento da pluralidade de formas de vida.
(D) A discriminação pode ser compreendida sem a necessidade de recorrer ao contexto socioeconômico.
(E) A discriminação, a injustiça e o preconceito não contradizem os princípios da dignidade.

Educar para preservar

Acredito na Educação Ambiental como a principal ferramenta para a mudança do comportamento atual. Pensar globalmente e agir localmente também funciona com as pessoas. Pensar na coletividade e educar o indivíduo. A Educação Ambiental é um processo amplo e deve ser participativo, de forma a incluir todas as pessoas nas ações voltadas para a preservação. Educar para preservar! Sem a participação efetiva das pessoas, não conseguiremos transformar a atual realidade de degradação acelerada. Vejo como necessária a participação de todos, construindo uma identidade entre o indivíduo e o meio ambiente natural. Acredito que somente através de projetos efetivos e participativos é que poderemos interferir em prol da sobrevivência do planeta e de sua biótica, incluindo o ser humano. .
Em relação ao texto, assinale a alternativa que corresponda aos desdobramentos da leitura.
(A) Entre as inserções pedagógicas, a Educação Ambiental é o principal veículo promotor da consciência individual, fator primordial para o entendimento da complexidade advinda das problemáticas contemporâneas.
(B) Por se tratar de um processo, a Educação Ambiental necessita, primeiramente, de conhecimento prévio, por parte dos envolvidos, acerca da importância das ações governamentais e sua devida aplicação.
(C) Sujeitos, escola, mundo. Dessa tríade devem emanar inter-relações que permitam o entendimento do todo e das partes, do local e do global, do individual e do coletivo.
(D) Importante observar que, a partir do posicionamento do autor, as ações de enfrentamento devem surgir no meio e adentrar a escola, mobilizando ações afirmativas de intervenção.
(E) A escola deve ter como meta promover as ações individuais. É na individualidade que percebemos um entendimento que inove o trabalho colaborativo e as ações solidárias, por exemplo

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao primeiro semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo quatrocentos pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). Acerca do programa mencionado no texto, assinale a alternativa incorreta.
(A) Para concorrer às bolsas, o candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
(B) Criado ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, apenas no último triênio, o ProUni passou a ser aceito por universidades privadas; até 2007, apenas faculdades e centros universitários haviam aderido ao programa.
(C) Professores da rede pública no exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, podem concorrer às bolsas, desde que as pleiteiem para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
(D) O ProUni tem por finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em
instituições privadas de educação superior.
(E) Alunos que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede privada e tenham usufruído de bolsas integrais nas respectivas instituições podem concorrer às bolsas do ProUni

Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que uma plataforma da BP explodiu, em 22 de abril, ameaçando com uma catástrofe ambiental e econômica centenas de quilômetros de costa nos Estados Unidos. A última tentativa de vedar o vazamento feita pelos engenheiros da BP foi bombear 30 mil barris de fluidos pesados pelo oleoduto danificado no fundo do mar. A Operação Top Kill, no entanto, foi considerada incapaz de resolver o problema no sábado. Ao ser questionado sobre o que havia impedido o sucesso da Top Kill, o chefe de operações da BP, Doug Suttles, disse não saber explicar: “Não temos claro. Não fomos capazes de conter permanentemente ofluxo”. Os esforços agora se concentram na remoção dos dutos danificados que estão localizados no fundo do mar, para, em seguida, ser feita a instalação de um dispositivo de contenção que possa deter o petróleo e, finalmente, bombeá-lo para a superfície. A operação será realizada por robôs operados por controle remoto, a quase 1.500m abaixo do local onde a plataforma submarina explodiu. A BP e a Guarda Costeira estimaram que serão necessários entre quatro e sete dias para que o artefato possa ser instalado.
A companhia e o governo americano, porém, já não trabalham com a possibilidade de uma interrupção imediata do vazamento. “Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva”, afirmou Dudley. A RESPEITO DO TEMA MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
a) As tragédias ambientais de grandes proporções tendem a aumentar a insegurança ambiental do mundo contemporâneo, em especial aquelas ligadas ao derramamento de hidrocarbonetos em paisagens naturais.
b)O protocolo de Kyoto, firmado em 1997, estabelece como prática saudável a redução das emissões de gases efeito estufa, tais como aquele que se produz com a queima dos combustíveis fósseis.
c)A dependência dos combustíveis fósseis tem gerado preocupações ambientais, pois são eles os grandes responsáveis pelo o desequilíbrio do efeito estufa
d) A tarefa de equacionar o vazamento de petróleo no Golfo do México exige sofisticada tecnologia e os danos ambientais são mais significativos do que os econômicos.
e) Investimentos em energias alternativas e a minimização do peso dos combustíveis fósseis não representam solução para partes dos problemas
ambientais atuais.

PROFESSOR CELESTINO
willianscelestino@gmail.com
http://willianscelestino.wordpress.com

1.1.2 ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e
vinculações históricas
Aula 01 – Energia – Estruturas e aspectos políticos
OPEP
• África
• Angola (Janeiro 2007)
• Argélia (Julho 1969)
• Líbia (Dezembro 1962)
• Nigéria (Julho 1971)
• América do Sul
• Venezuela (Setembro 1960)
• Equador (de 1973 até 1992, retornou como membro em dezembro de 2007)
• Oriente Médio
• Arábia Saudita (Setembro 1960)
• Emirados Árabes Unidos (Novembro 1967)
• Irã (Setembro 1960)
• Iraque (Setembro 1960)
• Kuwait (Setembro 1960)
• Qatar (Dezembro 1961)
• Ex-Membros
• Gabão (de 1975 a 1994)
• Indonésia (de 1962 a 2009)







1. Revoltas no Mundo Árabe
Petróleo
A Líbia é um país rico em petróleo. É o quarto maior produtor da África, depois da Nigéria, Argélia e Angola, com reservas estimadas em 42 bilhões de barris (para efeito de comparação, as reservas brasileiras são de 14 bilhões de barris). A maior parte da produção é exportada para a Europa. O país, de 6,4 milhões de habitantes (equivalente à população do Rio de Janeiro), tem ainda o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África. A riqueza, porém, não é bem distribuída entre a população. A despeito das melhorias em relação ao período anterior à Gaddafi, um terço vive na pobreza e a taxa de desemprego é de cerca de 30%. Esse é um dos principais motivos dos protestos. Com relação ao tema marque a resposta correta:
a) A Líbia, do coronel Gaddafi, foi o primeiro país a enfrentar manifestações contra as ditaduras estabelecidas.
b) Na Tunisia, a revolta não conseguiu promover mudanças e nem influenciar outros países.
c) A Líbia é o quarto maior produtor de petróleo na África e tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente. A riqueza, contudo, não é bem distribuída entre a população e o centro das manifestações contra Muamar concentram-se na cidade de Benghasi
d) A ONU bem como o Brasil não aprovou a implementação de uma zona de exclusão área sobre a Líbia
e)As revoltas árabes já derrubaram dois presidentes – na Tunísia e no Egito, porém não chegaram à Bahrein, Marrocos, Iêmen, Jordânia, Irã e Arábia Saudita.
2.. O cerco contra o Programa Nuclear Iraniano
Negociadores da Câmara dos Representantes e do Senado americano disseram nesta segunda-feira ter chegado a um acordo sobre uma nova rodada de sanções econômicas unilaterais ao Irã, em mais uma tentativa de frear o programa nuclear iraniano. O projeto de lei esboçado pelos parlamentares americanos afetaria duramente empresas estrangeiras que fazem negócios com entidades iranianas que estão na "lista negra" dos EUA, com foco principalmente em bancos e fornecedores de gasolina e produtos do refino do petróleo. Legisladores importantes querem que o Congresso aprove o projeto de lei até o começo do próximo mês para endurecer as atuais sanções dos EUA ao Irã, e ampliar as sanções acordadas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e a União Europeia. Empresas americanas já são proibidas de fazerem negócios com o Irã. Empresas estrangeiras com grandes investimentos no setor energético iraniano também podem sofrer sanções segundo a atual lei americana. A nova proposta inclui uma medida que permitiria ao presidente adiar por um ano as sanções a empresas de países que cooperam com esforços multilaterais para evitar que o Irã desenvolva armas nucleares. Em reunião em Bruxelas, os líderes da União Europeia (UE) aprovaram na quinta-feira (17) um pacote de sanções unilaterais ao Irã, incluindo medidas que visam o bloqueio a investimentos europeus na indústria energética iraniana, de gás e petróleo, e buscam reduzir a capacidade produtiva destes setores no país, atingindo diretamente a economia da República Islâmica. As sanções são consideravelmente mais rígidas do que as aplicadas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 10 de junho, focadas em exercer pressão para conter o programa de enriquecimento de urânio, acusado pelo Ocidente de ter como objetivo a construção de armas atômicas, o que o Irã nega. com relação ao tema, considerando o texto e outros conhecimentos, marque a alternativa correta.
a) Ao contrário do Irã, que está sob uma inspeção exaustiva da AIEA, Israel não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), por isso não está exposto a controles de não-proliferação, da mesma forma que a Índia, o Paquistão e a Coreia do Norte.
b)As sanções aplicadas ao Irã tem o apoio incondicional do Brasil, pois o ponto essencial da diplomacia brasileira é acatar as decisões dos mecanismos multilaterais.
c) A sofisticada tecnologia usada na fabricação de bombas atômicas, que envolve um conjunto de equipamentos complexos, inacessíveis aos países de pouca monta no cenário internacional, está longe de ser incorporada ou mesmo pretendida pelos grupos terroristas ligados ao jihadismo.
d) As sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU foram vetadas pela China, porém entra em vigor o órgão se trata de um colegiado de maioria absoluta.
e) A revisão do TNP e o documento final produzido com base nas exigências AIEA atestam a preocupação dos Estados Unidos com o controle do enriquecimento do Urânio, mas descarta a possibilidade do acesso de grupos terroristas a armas nucleares.
3. ORIENTE MÉDIO E A QUESTÃO PALESTINA
O ataque israelense põe em questão o bloqueio à Faixa de Gaza. A tragédia poderá levar ambas as partes ao diálogo ou a paz permanecerá distante? A União Europeia se une à ONU e exige justiça. Com relação aos temas difíceis e o problemático contexto do Oriente Médio, marque a alternativa correta.
a) A construção de casas e bairros habitacionais em Jerusalém oriental, por parte de Israel, atestam a possibilidade de uma convivência saudável entre judeus e palestinos.
b)Israel anunciou um plano para construir 1.600 casas para judeus em uma área da Cisjordânia ocupada que considera fazer parte de Jerusalém. Essa política colonialista, não afeta diretamente os interesses da Autoridade Nacional da Palestina, pois região encontra-se fora dos domínios da ANP.
c)O bloqueio a Faixa de Gaza é a estratégia do Estado Judaico para combater a influência do Fatah que luta e defende o fim de Israel.
d)A divisão da Terra Santa em dois Estados, ordenamento jurídico recente adotado pela ONU, equacionou e solucionou definitivamente os problemas dos palestinos.
e)O grupo Hamas tem como orientação a construção do Estado Palestino, livre, soberano e independente e para isso tem como objetivo especifico a destruição do Estado Israelense.
Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que uma plataforma da BP explodiu, em 22 de abril, ameaçando com uma catástrofe ambiental e econômica centenas de quilômetros de costa nos Estados Unidos. A última tentativa de vedar o vazamento feita pelos engenheiros da BP foi bombear 30 mil barris de fluidos pesados pelo oleoduto danificado no fundo do mar. A Operação Top Kill, no entanto, foi considerada incapaz de resolver o problema no sábado. Ao ser questionado sobre o que havia impedido o sucesso da Top Kill, o chefe de operações da BP, Doug Suttles, disse não saber explicar: “Não temos claro. Não fomos capazes de conter permanentemente o fluxo”.
Os esforços agora se concentram na remoção dos dutos danificados que estão localizados no fundo do mar, para, em seguida, ser feita a instalação de um dispositivo de contenção que possa deter o petróleo e, finalmente, bombeá-lo para a superfície. A operação será realizada por robôs operados por controle remoto, a quase 1.500m abaixo do local onde a plataforma submarina explodiu. A BP e a Guarda Costeira estimaram que serão necessários entre quatro e sete dias para que o artefato possa ser instalado.
A companhia e o governo americano, porém, já não trabalham com a possibilidade de uma interrupção imediata do vazamento. “Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva”, afirmou Dudley. A RESPEITO DO TEMA MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
a) As tragédias ambientais de grandes proporções tendem a aumentar a insegurança ambiental do mundo contemporâneo, em especial aquelas ligadas ao derramamento de hidrocarbonetos em paisagens naturais.
b)O protocolo de Kyoto, firmado em 1997, estabelece como prática saudável a redução das emissões de gases efeito estufa, tais como aquele que se produz com a queima dos combustíveis fósseis.
c)A dependência dos combustíveis fósseis tem gerado preocupações ambientais, pois são eles os grandes responsáveis pelo o desequilíbrio do efeito estufa
d) A tarefa de equacionar o vazamento de petróleo no Golfo do México exige sofisticada tecnologia e os danos ambientais são mais significativos do que os econômicos.
e) Investimentos em energias alternativas e a minimização do peso dos combustíveis fósseis não representam solução para partes dos problemas ambientais atuais.

2.O G20 foi criado em 1999, ao final de uma década marcada por turbulências na economia (na Ásia, no México e na Rússia). Além de resposta a essas crises, a formação do grupo foi uma forma de os países ricos reconhecerem o peso dos emergentes, que se mostraram capazes de ameaçar os mercados com suas instabilidades. O G7 - bloco de nações mais desenvolvidas do planeta, que agrega agora a Rússia - já se reunia para falar de economia desde 1975. Mas, com os distúrbios da década de 1990, passou a abrir a discussão a países em desenvolvimento. Em 1998, reuniões mais amplas que as do G8, com até 33 países, deram início à inserção dos emergentes na conversa. O movimento resultaria na formação do G20. Sobre os blocos contemporâneos e as economias emergentes, marque a alternativa correta

a) Fora do G-20, a União Europeia apresenta dificuldades para controlar o deficit fiscal dos membros em especial aqueles da zona do euro.
b) Os países que compõem o grupo, entre eles Indonésia, respondem juntos por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
c) A guerra cambial e os efeitos colaterais do fraco desempenho da economia americana não são fontes de preocupações para países emergentes, como China e Índia.
d)A crise dos anos 90 e o tênue desempenho da economia na década seguinte neutralizou os esforços do G-20 em garantir estabilidade fiscal aos países membros do grupo.
e)O expressivo crescimento das economias emergentes e o abalo das economias centrais reforça a tese de aumento da representatividade de países como Brasil no grupo.

Código fuente en ventana nueva
Como se mostraría
1. Em vigor há quase três anos, a Lei da Mata Atlântica não conseguiu evitar a continuação do desmatamento do bioma. A mata atlântica está reduzida a 7,9% de sua área original no país e, entre 2005 e 2008, 102,9 mil hectares foram desmatados ilegalmente, segundo estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A diretora da Fundação SOS Mata Atlântica disse que o desmatamento ocorre principalmente para substituir o uso da floresta, geralmente para a agropecuária e exploração de pínus, principalmente em Santa Catarina. Além disso, a mata atlântica situa-se em uma região onde há muitos usos e muitas cidades e, por isso, está tão fragmentada. As principais cidades e metrópoles brasileiras estão localizadas nessa região, portanto o impacto das pessoas e da utilização dessa floresta desde o descobrimento do Brasil tem levado à redução drástica da área da mata atlântica.Internet: (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir.

1 Infere-se do texto que atividades econômicas têm parte da responsabilidade no desmatamento da mata atlântica.
2 A Lei da Mata Atlântica tem-se mostrado instrumento eficaz para conter a destruição da floresta.
3 A destruição da mata atlântica tem sido uma constante na história brasileira desde o início da colonização do país
pelos portugueses.

2. QUESTÕES AMBIENTAIS
Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que uma plataforma da BP explodiu, em 22 de abril, ameaçando com uma catástrofe ambiental e econômica centenas de quilômetros de costa nos Estados Unidos. A última tentativa de vedar o vazamento feita pelos engenheiros da BP foi bombear 30 mil barris de fluidos pesados pelo oleoduto danificado no fundo do mar. A Operação Top Kill, no entanto, foi considerada incapaz de resolver o problema no sábado. Ao ser questionado sobre o que havia impedido o sucesso da Top Kill, o chefe de operações da BP, Doug Suttles, disse não saber explicar: “Não temos claro. Não fomos capazes de conter permanentemente o fluxo”.
Os esforços agora se concentram na remoção dos dutos danificados que estão localizados no fundo do mar, para, em seguida, ser feita a instalação de um dispositivo de contenção que possa deter o petróleo e, finalmente, bombeá-lo para a superfície. A operação será realizada por robôs operados por controle remoto, a quase 1.500m abaixo do local onde a plataforma submarina explodiu. A BP e a Guarda Costeira estimaram que serão necessários entre quatro e sete dias para que o artefato possa ser instalado.
A companhia e o governo americano, porém, já não trabalham com a possibilidade de uma interrupção imediata do vazamento. “Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva”, afirmou Dudley. A RESPEITO DO TEMA MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
a) As tragédias ambientais de grandes proporções tendem a aumentar a insegurança ambiental do mundo contemporâneo, em especial aquelas ligadas ao derramamento de hidrocarbonetos em paisagens naturais.
b)O protocolo de Kyoto, firmado em 1997, estabelece como prática saudável a redução das emissões de gases efeito estufa, tais como aquele que se produz com a queima dos combustíveis fósseis.
c)A dependência dos combustíveis fósseis tem gerado preocupações ambientais, pois são eles os grandes responsáveis pelo o desequilíbrio do efeito estufa
d) A tarefa de equacionar o vazamento de petróleo no Golfo do México exige sofisticada tecnologia e os danos ambientais são mais significativos do que os econômicos.
e) Investimentos em energias alternativas e a minimização do peso dos combustíveis fósseis não representam solução para partes dos problemas ambientais atuais.

3. O conceito de desenvolvimento sustentável envolve noções múltiplas. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
41 O desenvolvimento sustentável é definido exclusivamente pela noção de meio ambiente.
42 O homem e a natureza, centros de gravitação do conceito de desenvolvimento sustentável, estão em grande equilíbrio e relação adequada na sociedade contemporânea.
43 A Amazônia, assim como a Patagônia e a Sibéria,são regiões do mundo que geram grande apreensão no que se refere ao equilíbrio ecológico do planeta.
44 A água, fonte necessária à produção de alimentos de qualidade e ao bem-estar humano, está em risco em grande parte do planeta.
45 O desenvolvimento sustentável está hoje para a vida no planeta como uma necessidade, muito mais do que como um luxo para alguns.
46 O conceito de proteção à natureza não deve incluir a sua exploração econômica.
47.Apesar das frustrações de muitos e da timidez apontada por diversos observadores, a COP15 foi o primeiro grande fórum mundial a conseguir aprovar um documento que estabelece metas para a redução das emissões de gases que ampliam o efeito estufa.
48. O G77, do qual fazem parte formalmente Brasil, China, exportadores de petróleo e países pobres, é um grupo bastante homogêneo, sem grandes divergências internas e que defende a redução gradativa das emissões de CO2 dos países ricos.
49.O Brasil, que levou grande comitiva a Copenhague, manifestou sua posição favorável a um acordo, além de se mostrar disposto a ter metas voluntárias, tendo anunciado metas de cortes em relação às emissões de projetadas para 2020.
50. Ao extinguir o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e deixar de organizar a COP15, ao contrário do ocorrido em Estocolmo, no Rio de Janeiro e em Kyoto, a Organização das Nações Unidas explicitou a perda de sua importância relativa no cenário mundial do pós-Guerra Fria.

4."Está na hora de os Estados Unidos tratarem nosso engajamento com o Brasil em questões econômicas de maneira tão séria como fazemos com nações como a China e a Índia", disse Obama, ao anunciar a assinatura de um acordo para criar um novo diálogo econômico e financeiro entre os dois países. "Esse diálogo vai nos ajudar a fazer isso", afirmou o presidente a uma plateia formada por empresários dos dois países reunidos na Cúpula Empresarial Brasil - Estados Unidos, em Brasília. Com relação a presença de Obama no Brasil, julgue os itens
1 O presidente americano fez de sua passagem por Brasília um esforço para aumentar as oportunidades de comércio e investimentos, em um momento em que a economia americana enfrenta uma recuperação mais lenta do que o esperado e uma taxa de desemprego de 9%.
2. Obama reiterou o interesse dos Estados Unidos no petróleo brasileiro, especialmente com as novas descobertas do pré-sal, e em projetos de infra-estrutura, às vésperas da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
3. A presidente Dilma pediu o fim das barreiras aos produtos brasileiros, que muitas vezes sofrem restrições ao entrar nos Estados Unidos por meio de tarifas, barreiras não-tarifárias e cotas.
4. O período anterior foi marcado por posições convergentes em temas como a crise em Honduras, disputas comerciais e, principalmente, o programa nuclear do Irã.
5. A conquista de uma vaga permanente no Conselho de Segurança (CS) da ONU é uma ambição antiga da diplomacia brasileira, e o governo brasileiro gostaria que Obama manifestasse seu apoio a isso publicamente durante a visita, como fez no ano passado, quando discursou na Assembléia Geral da ONU

Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

(A) A promoção de uma sociedade mais justa não tem relação com a valorização da pluralidade cultural.
(B) A diversidade cultural tem a mesma natureza que a desigualdade social.
(C) A educação, ao tratar da pluralidade cultural, deve promover o enriquecimento da pluralidade de formas de vida.
(D) A discriminação pode ser compreendida sem a necessidade de recorrer ao contexto socioeconômico.
(E) A discriminação, a injustiça e o preconceito não contradizem os princípios da dignidade.

Educar para preservar

Acredito na Educação Ambiental como a principal ferramenta para a mudança do comportamento atual. Pensar globalmente e agir localmente também funciona com as pessoas. Pensar na coletividade e educar o indivíduo. A Educação Ambiental é um processo amplo e deve ser participativo, de forma a incluir todas as pessoas nas ações voltadas para a preservação. Educar para preservar! Sem a participação efetiva das pessoas, não conseguiremos transformar a atual realidade de degradação acelerada. Vejo como necessária a participação de todos, construindo uma identidade entre o indivíduo e o meio ambiente natural. Acredito que somente através de projetos efetivos e participativos é que poderemos interferir em prol da sobrevivência do planeta e de sua biótica, incluindo o ser humano. .
Em relação ao texto, assinale a alternativa que corresponda aos desdobramentos da leitura.
(A) Entre as inserções pedagógicas, a Educação Ambiental é o principal veículo promotor da consciência individual, fator primordial para o entendimento da complexidade advinda das problemáticas contemporâneas.
(B) Por se tratar de um processo, a Educação Ambiental necessita, primeiramente, de conhecimento prévio, por parte dos envolvidos, acerca da importância das ações governamentais e sua devida aplicação.
(C) Sujeitos, escola, mundo. Dessa tríade devem emanar inter-relações que permitam o entendimento do todo e das partes, do local e do global, do individual e do coletivo.
(D) Importante observar que, a partir do posicionamento do autor, as ações de enfrentamento devem surgir no meio e adentrar a escola, mobilizando ações afirmativas de intervenção.
(E) A escola deve ter como meta promover as ações individuais. É na individualidade que percebemos um entendimento que inove o trabalho colaborativo e as ações solidárias, por exemplo

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao primeiro semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo quatrocentos pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). Acerca do programa mencionado no texto, assinale a alternativa incorreta.
(A) Para concorrer às bolsas, o candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
(B) Criado ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, apenas no último triênio, o ProUni passou a ser aceito por universidades privadas; até 2007, apenas faculdades e centros universitários haviam aderido ao programa.
(C) Professores da rede pública no exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, podem concorrer às bolsas, desde que as pleiteiem para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
(D) O ProUni tem por finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em
instituições privadas de educação superior.
(E) Alunos que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede privada e tenham usufruído de bolsas integrais nas respectivas instituições podem concorrer às bolsas do ProUni

Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que uma plataforma da BP explodiu, em 22 de abril, ameaçando com uma catástrofe ambiental e econômica centenas de quilômetros de costa nos Estados Unidos. A última tentativa de vedar o vazamento feita pelos engenheiros da BP foi bombear 30 mil barris de fluidos pesados pelo oleoduto danificado no fundo do mar. A Operação Top Kill, no entanto, foi considerada incapaz de resolver o problema no sábado. Ao ser questionado sobre o que havia impedido o sucesso da Top Kill, o chefe de operações da BP, Doug Suttles, disse não saber explicar: “Não temos claro. Não fomos capazes de conter permanentemente ofluxo”. Os esforços agora se concentram na remoção dos dutos danificados que estão localizados no fundo do mar, para, em seguida, ser feita a instalação de um dispositivo de contenção que possa deter o petróleo e, finalmente, bombeá-lo para a superfície. A operação será realizada por robôs operados por controle remoto, a quase 1.500m abaixo do local onde a plataforma submarina explodiu. A BP e a Guarda Costeira estimaram que serão necessários entre quatro e sete dias para que o artefato possa ser instalado.
A companhia e o governo americano, porém, já não trabalham com a possibilidade de uma interrupção imediata do vazamento. “Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva”, afirmou Dudley. A RESPEITO DO TEMA MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
a) As tragédias ambientais de grandes proporções tendem a aumentar a insegurança ambiental do mundo contemporâneo, em especial aquelas ligadas ao derramamento de hidrocarbonetos em paisagens naturais.
b)O protocolo de Kyoto, firmado em 1997, estabelece como prática saudável a redução das emissões de gases efeito estufa, tais como aquele que se produz com a queima dos combustíveis fósseis.
c)A dependência dos combustíveis fósseis tem gerado preocupações ambientais, pois são eles os grandes responsáveis pelo o desequilíbrio do efeito estufa
d) A tarefa de equacionar o vazamento de petróleo no Golfo do México exige sofisticada tecnologia e os danos ambientais são mais significativos do que os econômicos.
e) Investimentos em energias alternativas e a minimização do peso dos combustíveis fósseis não representam solução para partes dos problemas
ambientais atuais.

PROFESSOR CELESTINO
willianscelestino@gmail.com
http://willianscelestino.wordpress.com

1.1.2 ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e
vinculações históricas
Aula 01 – Energia – Estruturas e aspectos políticos
OPEP
• África
• Angola (Janeiro 2007)
• Argélia (Julho 1969)
• Líbia (Dezembro 1962)
• Nigéria (Julho 1971)
• América do Sul
• Venezuela (Setembro 1960)
• Equador (de 1973 até 1992, retornou como membro em dezembro de 2007)
• Oriente Médio
• Arábia Saudita (Setembro 1960)
• Emirados Árabes Unidos (Novembro 1967)
• Irã (Setembro 1960)
• Iraque (Setembro 1960)
• Kuwait (Setembro 1960)
• Qatar (Dezembro 1961)
• Ex-Membros
• Gabão (de 1975 a 1994)
• Indonésia (de 1962 a 2009)







1. Revoltas no Mundo Árabe
Petróleo
A Líbia é um país rico em petróleo. É o quarto maior produtor da África, depois da Nigéria, Argélia e Angola, com reservas estimadas em 42 bilhões de barris (para efeito de comparação, as reservas brasileiras são de 14 bilhões de barris). A maior parte da produção é exportada para a Europa. O país, de 6,4 milhões de habitantes (equivalente à população do Rio de Janeiro), tem ainda o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África. A riqueza, porém, não é bem distribuída entre a população. A despeito das melhorias em relação ao período anterior à Gaddafi, um terço vive na pobreza e a taxa de desemprego é de cerca de 30%. Esse é um dos principais motivos dos protestos. Com relação ao tema marque a resposta correta:
a) A Líbia, do coronel Gaddafi, foi o primeiro país a enfrentar manifestações contra as ditaduras estabelecidas.
b) Na Tunisia, a revolta não conseguiu promover mudanças e nem influenciar outros países.
c) A Líbia é o quarto maior produtor de petróleo na África e tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente. A riqueza, contudo, não é bem distribuída entre a população e o centro das manifestações contra Muamar concentram-se na cidade de Benghasi
d) A ONU bem como o Brasil não aprovou a implementação de uma zona de exclusão área sobre a Líbia
e)As revoltas árabes já derrubaram dois presidentes – na Tunísia e no Egito, porém não chegaram à Bahrein, Marrocos, Iêmen, Jordânia, Irã e Arábia Saudita.
2.. O cerco contra o Programa Nuclear Iraniano
Negociadores da Câmara dos Representantes e do Senado americano disseram nesta segunda-feira ter chegado a um acordo sobre uma nova rodada de sanções econômicas unilaterais ao Irã, em mais uma tentativa de frear o programa nuclear iraniano. O projeto de lei esboçado pelos parlamentares americanos afetaria duramente empresas estrangeiras que fazem negócios com entidades iranianas que estão na "lista negra" dos EUA, com foco principalmente em bancos e fornecedores de gasolina e produtos do refino do petróleo. Legisladores importantes querem que o Congresso aprove o projeto de lei até o começo do próximo mês para endurecer as atuais sanções dos EUA ao Irã, e ampliar as sanções acordadas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e a União Europeia. Empresas americanas já são proibidas de fazerem negócios com o Irã. Empresas estrangeiras com grandes investimentos no setor energético iraniano também podem sofrer sanções segundo a atual lei americana. A nova proposta inclui uma medida que permitiria ao presidente adiar por um ano as sanções a empresas de países que cooperam com esforços multilaterais para evitar que o Irã desenvolva armas nucleares. Em reunião em Bruxelas, os líderes da União Europeia (UE) aprovaram na quinta-feira (17) um pacote de sanções unilaterais ao Irã, incluindo medidas que visam o bloqueio a investimentos europeus na indústria energética iraniana, de gás e petróleo, e buscam reduzir a capacidade produtiva destes setores no país, atingindo diretamente a economia da República Islâmica. As sanções são consideravelmente mais rígidas do que as aplicadas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 10 de junho, focadas em exercer pressão para conter o programa de enriquecimento de urânio, acusado pelo Ocidente de ter como objetivo a construção de armas atômicas, o que o Irã nega. com relação ao tema, considerando o texto e outros conhecimentos, marque a alternativa correta.
a) Ao contrário do Irã, que está sob uma inspeção exaustiva da AIEA, Israel não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), por isso não está exposto a controles de não-proliferação, da mesma forma que a Índia, o Paquistão e a Coreia do Norte.
b)As sanções aplicadas ao Irã tem o apoio incondicional do Brasil, pois o ponto essencial da diplomacia brasileira é acatar as decisões dos mecanismos multilaterais.
c) A sofisticada tecnologia usada na fabricação de bombas atômicas, que envolve um conjunto de equipamentos complexos, inacessíveis aos países de pouca monta no cenário internacional, está longe de ser incorporada ou mesmo pretendida pelos grupos terroristas ligados ao jihadismo.
d) As sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU foram vetadas pela China, porém entra em vigor o órgão se trata de um colegiado de maioria absoluta.
e) A revisão do TNP e o documento final produzido com base nas exigências AIEA atestam a preocupação dos Estados Unidos com o controle do enriquecimento do Urânio, mas descarta a possibilidade do acesso de grupos terroristas a armas nucleares.
3. ORIENTE MÉDIO E A QUESTÃO PALESTINA
O ataque israelense põe em questão o bloqueio à Faixa de Gaza. A tragédia poderá levar ambas as partes ao diálogo ou a paz permanecerá distante? A União Europeia se une à ONU e exige justiça. Com relação aos temas difíceis e o problemático contexto do Oriente Médio, marque a alternativa correta.
a) A construção de casas e bairros habitacionais em Jerusalém oriental, por parte de Israel, atestam a possibilidade de uma convivência saudável entre judeus e palestinos.
b)Israel anunciou um plano para construir 1.600 casas para judeus em uma área da Cisjordânia ocupada que considera fazer parte de Jerusalém. Essa política colonialista, não afeta diretamente os interesses da Autoridade Nacional da Palestina, pois região encontra-se fora dos domínios da ANP.
c)O bloqueio a Faixa de Gaza é a estratégia do Estado Judaico para combater a influência do Fatah que luta e defende o fim de Israel.
d)A divisão da Terra Santa em dois Estados, ordenamento jurídico recente adotado pela ONU, equacionou e solucionou definitivamente os problemas dos palestinos.
e)O grupo Hamas tem como orientação a construção do Estado Palestino, livre, soberano e independente e para isso tem como objetivo especifico a destruição do Estado Israelense.
Pelo menos 80 milhões de litros do combustível fóssil foram derramados no mar desde que uma plataforma da BP explodiu, em 22 de abril, ameaçando com uma catástrofe ambiental e econômica centenas de quilômetros de costa nos Estados Unidos. A última tentativa de vedar o vazamento feita pelos engenheiros da BP foi bombear 30 mil barris de fluidos pesados pelo oleoduto danificado no fundo do mar. A Operação Top Kill, no entanto, foi considerada incapaz de resolver o problema no sábado. Ao ser questionado sobre o que havia impedido o sucesso da Top Kill, o chefe de operações da BP, Doug Suttles, disse não saber explicar: “Não temos claro. Não fomos capazes de conter permanentemente o fluxo”.
Os esforços agora se concentram na remoção dos dutos danificados que estão localizados no fundo do mar, para, em seguida, ser feita a instalação de um dispositivo de contenção que possa deter o petróleo e, finalmente, bombeá-lo para a superfície. A operação será realizada por robôs operados por controle remoto, a quase 1.500m abaixo do local onde a plataforma submarina explodiu. A BP e a Guarda Costeira estimaram que serão necessários entre quatro e sete dias para que o artefato possa ser instalado.
A companhia e o governo americano, porém, já não trabalham com a possibilidade de uma interrupção imediata do vazamento. “Se conseguirmos conter o fluxo do poço até agosto, fazendo com que não se derrame mais óleo no mar, será uma saída positiva”, afirmou Dudley. A RESPEITO DO TEMA MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
a) As tragédias ambientais de grandes proporções tendem a aumentar a insegurança ambiental do mundo contemporâneo, em especial aquelas ligadas ao derramamento de hidrocarbonetos em paisagens naturais.
b)O protocolo de Kyoto, firmado em 1997, estabelece como prática saudável a redução das emissões de gases efeito estufa, tais como aquele que se produz com a queima dos combustíveis fósseis.
c)A dependência dos combustíveis fósseis tem gerado preocupações ambientais, pois são eles os grandes responsáveis pelo o desequilíbrio do efeito estufa
d) A tarefa de equacionar o vazamento de petróleo no Golfo do México exige sofisticada tecnologia e os danos ambientais são mais significativos do que os econômicos.
e) Investimentos em energias alternativas e a minimização do peso dos combustíveis fósseis não representam solução para partes dos problemas ambientais atuais.

2.O G20 foi criado em 1999, ao final de uma década marcada por turbulências na economia (na Ásia, no México e na Rússia). Além de resposta a essas crises, a formação do grupo foi uma forma de os países ricos reconhecerem o peso dos emergentes, que se mostraram capazes de ameaçar os mercados com suas instabilidades. O G7 - bloco de nações mais desenvolvidas do planeta, que agrega agora a Rússia - já se reunia para falar de economia desde 1975. Mas, com os distúrbios da década de 1990, passou a abrir a discussão a países em desenvolvimento. Em 1998, reuniões mais amplas que as do G8, com até 33 países, deram início à inserção dos emergentes na conversa. O movimento resultaria na formação do G20. Sobre os blocos contemporâneos e as economias emergentes, marque a alternativa correta

a) Fora do G-20, a União Europeia apresenta dificuldades para controlar o deficit fiscal dos membros em especial aqueles da zona do euro.
b) Os países que compõem o grupo, entre eles Indonésia, respondem juntos por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
c) A guerra cambial e os efeitos colaterais do fraco desempenho da economia americana não são fontes de preocupações para países emergentes, como China e Índia.
d)A crise dos anos 90 e o tênue desempenho da economia na década seguinte neutralizou os esforços do G-20 em garantir estabilidade fiscal aos países membros do grupo.
e)O expressivo crescimento das economias emergentes e o abalo das economias centrais reforça a tese de aumento da representatividade de países como Brasil no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário