quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ATUALIDADES - EDITAL

BRB - CONCURSO DE 2011 – INSTITUTO PROCESSUS -
PROFESSOR CELESTINO
EDITAL - ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas interrelações e suas vinculações históricas.


Aula 01 – Plano e Desenvolvimento

a) ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PROVAS DO CESPE -

1. Um dos métodos de comparação entre as nações baseia-se na formulação de indicadores sociais. Dessa forma, é possível estabelecer níveis de investimentos necessários para minimizar as diferenças econômicas e sociais em escala global. O índice de desenvolvimento humano é o mais conhecido e pretende indicar como as nações estão-se desenvolvendo. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

01. A fome está diretamente relacionada à quantidade de recursos naturais disponíveis nos países. Os países mais ricos em biodiversidade
são os que apresentam as menores taxas de população faminta.
02. O grupo denominado BRIC, cujo nome alude à palavra de origem inglesa Brick, que significa tijolo, foi criado durante a crise econômica mundial de 2008 e 2009, provocada pelo estouro da bolha imobiliária dos Estados Unidos da América (EUA).
03. Mais da metade dos países cujos índices de desenvolvimento humano (IDH) os colocam entre os mais pobres do mundo localizam-se na África Subsaariana.
04. Um dos maiores problemas no continente africano é o avanço da AIDS, cujas consequências, entre as quais a perda significativa de vidas, afetam negativamente o IDH e a composição da população economicamente ativa dos países.



2. Considerando as figuras acima, que ilustram diferentes fontes e mecanismos de geração de energia a partir da apropriação dos recursos naturais, julgue os itens a seguir, acerca dos processos de geração de energia.

01 Apesar dos danos ambientais decorrentes de sua exploração e consumo, o petróleo ainda é uma das principais fontes energéticas do planeta.
02. A utilização de energia eólica no Brasil é uma alternativa de geração de energia sustentável, pois seu impacto ambiental é comprovadamente reduzido. Entretanto, no Brasil, há poucas áreas adequadas para a geração de energia com a força dos ventos.
03. A energia nuclear é considerada a solução definitiva para a redução da emissão de CO2. O Brasil e os demais países da América Latina têm a oportunidade de assumir a dianteira dessa corrida energética em razão da experiência tecnológica que acumularam na área nuclear com o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o assunto.
04. Uma das propostas do Tratado Internacional de Represas é a redução significativa da construção de usinas hidrelétricas, especialmente em países em desenvolvimento.

3. O grande número de áreas contaminadas e a pouca capacidade de fiscalização e controle dos órgãos ambientais fazem do Brasil um lugar sempre em risco iminente de acidentes socioambientais. A. Campanili. Riscos e acidentes ambientais. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008, p. 456 (com adaptações).Com relação a problemas ambientais, julgue os itens que se seguem.
01 A contaminação de rios por agrotóxicos, decorrente de atividade agrícola, é exemplo de poluição pontual, ou difusa.
02.O processo de eutrofização é característico de atividade conservacionista, visto que, por meio dele, recuperam-se os corpos de água.
03. No Brasil, os parques nacionais, as estações ecológicas e as reservas extrativistas são considerados unidades de conservação, as quais são regulamentadas pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação.
04. Aterro sanitário constitui área destinada à alocação de resíduos, como o lixo residencial, o comercial, o industrial e os resíduos sólidos retirados do esgoto.

Poucos países apresentam características tão diversas quanto o Brasil. Tal diversidade comprova-se pelas mais variadas composições de paisagens, pelas diferentes culturas e pela variada miscigenação de etnias. Considerando a diversidade brasileira, julgue os itens a seguir.
01. Apesar de ter passado da 75.a para a 73.a posição no ranking do IDH em 2010, o Brasil ainda está entre os países com IDH elevado.
02. A região Centro-Oeste foi palco de grandes transformações territoriais nas últimas quatro décadas, alavancadas, em especial, pela expansão do agronegócio.
03.Na década de 90 do século passado, em razão de profunda reforma na legislação urbana brasileira, tornou-se obrigatória a elaboração de planos diretores municipais, o que resultou em metrópoles muito bem organizadas.

ESTUDO DE TEMAS ATUAIS E QUESTÕES INÉDITAS

1. Um terremoto de 9 graus na escala Richter, um dos mais forte já registrado na Terra do Sol nascente, como consequencia um tsunami arrasou a costa noroeste do país no dia 11 de março. Experiências passadas atestam a força destas ondas que no caso japonês atingiram até 10 metros de altura, nada de poético. O número de mortos pode chegar a 10 mil, além dos incontáveis desaparecidos. Além de tudo, mortes, destruição, pânico, a sociedade japonesa enfrenta a ameaça nuclear, pois usinas nucleares( Complexo de Fukushima) foram seriamente abaladas. Uma nuvem radioativa foi vista e explosões podem ter liberado material radioativo provocando contaminação dos alimentos, da água e as lembranças anteriores do acidente em Tchernobil (Ucrania 1986) e no caso o Césio -137 de Goiânia. Com relação ao tema marque a alternativa incorreta.

a)Mais recentemente, em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 na escala Richter na ilha de Sumatra, na Indonésia, causou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países do sudeste asiático.
b) A despeito das dificuldades, a energia nuclear pode ser considerada como parte da solução para os problemas ambientais e também a escassez enérgica que assombra as sociedades contemporâneas.
c)O Japão está localizado no chamado "anel de fogo do Pacífico", que inclui Filipinas, Indonésia e países menores. A região concentra as maiores atividades sísmicas do mundo.
d) Os mercados financeiros, em virtude da sólida economia japonesa, não se resentiu e nem sofreu efeitos das tragédias descritas no texto.
e)O tremor também provocou explosões na estrutura de reatores nucleares no complexo de Fukushima Daiichi, uma das 25 maiores usinas do mundo.

2. O Egito é um dos países árabes mais importantes para as políticas e interesses americanos deste a ascensão de Anwar Sadat. A partir de 1973, sobretudo após a Guerra do Yom de Kippur, após assinar e consolidar acordos com Israel, tem sido considerado um pais aliado no combate a expansão do terrorismo. Após o assassinato de Sadat, seu vice, Hosni Mubarak, assumiu o poder e desde 1981 governava o país. O mundo Árabe foi sucudido por revoltas populares que ameaçam o governo de líderes que já estão no poder há muito tempo. . A primeira vez que isso aconteceu no mundo árabe foi na Tunísia, em 14 de janeiro. Na ocasião, o presidente Zine El Abidine Ben Ali também cedeu aos protestos e renunciou, após 23 anos no poder. Com relação ao mundo árabe, marque a alternativa correta.

a) Na atualidade o Egito, configura-se como um país minado pela forte resistência leal ao Hosni Mubarak.
b) No mundo Árabe, o Irã é um país que faz oposição aos interesses americanos no contexto do Oriente Médio.
c) A OPEP concentra-se exclusivamente no mundo Árabe.
d) O Egito não está exposto a resistência dos grupos terroristas que atuam na região por ser um pais árabe.
e) A onda de protestos que assola o mundo árabe tem provocado a derrubada de líderes que já exerciam o poder há muito tempo.

3. Brasil está em 73 º lugar no IDH - De acordo com o relatório, educação foi apontada como principal problema O Brasil ocupa o 73 º no ranking de 169 nações segundo relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A lista é encabeçada pela Noruega, seguida de Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. Os cinco últimos são Zimbábue, República Democrática do Congo, Niger, Burundi e Moçambique. O documento, intitulado “A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desenvolvimento Humano”, foi divulgado nesta quinta-feira, em Nova York.O índice brasileiro é de 0,699, o que situa o país entre os de alto desenvolvimento humano, assim como em 2009. A média mundial é 0,624. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, o resultado é parecido com o do conjunto de países da América Latina e Caribe (0,704). Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. São considerados três aspectos essenciais: conhecimento (medido por indicadores de educação), saúde (medida pela longevidade) e padrão de vida digno (medido pela renda). Com Relação ao tema marque a resposta correta

a) A educação básica no Brasil – ensino infantil, ensino fundamental e média – são financiadas em totalidade pelo governo federal e por isso apresenta sensível melhora na qualidade o q contradiz os dados do relatório.
b) O IDH tem como parâmetro básico o crescimento das economias e por isso a tendência do Brasil é de elevação desse indicador
c) Os números do IDEB apontam para a melhoria da educação, porém ainda insuficiente para alcançar o patamar dos países desemvolvidos.
d)O crescimento econômico e a política de distribuição de renda vistos no governo atual foi fundamental o desempenho brasileiro confirmam que o país equacionou seu problemas, em especial os relacionados aos temas sociais.
e) O novo IDH mostra que é necessário dar mais importância à educação no Brasil, embora seja a do Brasil a melhor posição entre os países da América do Sul.

Código fuente en ventana nueva
Como se mostraría
BRB - CONCURSO DE 2011 – INSTITUTO PROCESSUS -
PROFESSOR CELESTINO
EDITAL - ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas interrelações e suas vinculações históricas.


Aula 01 – Plano e Desenvolvimento

a) ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PROVAS DO CESPE -

1. Um dos métodos de comparação entre as nações baseia-se na formulação de indicadores sociais. Dessa forma, é possível estabelecer níveis de investimentos necessários para minimizar as diferenças econômicas e sociais em escala global. O índice de desenvolvimento humano é o mais conhecido e pretende indicar como as nações estão-se desenvolvendo. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

01. A fome está diretamente relacionada à quantidade de recursos naturais disponíveis nos países. Os países mais ricos em biodiversidade
são os que apresentam as menores taxas de população faminta.
02. O grupo denominado BRIC, cujo nome alude à palavra de origem inglesa Brick, que significa tijolo, foi criado durante a crise econômica mundial de 2008 e 2009, provocada pelo estouro da bolha imobiliária dos Estados Unidos da América (EUA).
03. Mais da metade dos países cujos índices de desenvolvimento humano (IDH) os colocam entre os mais pobres do mundo localizam-se na África Subsaariana.
04. Um dos maiores problemas no continente africano é o avanço da AIDS, cujas consequências, entre as quais a perda significativa de vidas, afetam negativamente o IDH e a composição da população economicamente ativa dos países.



2. Considerando as figuras acima, que ilustram diferentes fontes e mecanismos de geração de energia a partir da apropriação dos recursos naturais, julgue os itens a seguir, acerca dos processos de geração de energia.

01 Apesar dos danos ambientais decorrentes de sua exploração e consumo, o petróleo ainda é uma das principais fontes energéticas do planeta.
02. A utilização de energia eólica no Brasil é uma alternativa de geração de energia sustentável, pois seu impacto ambiental é comprovadamente reduzido. Entretanto, no Brasil, há poucas áreas adequadas para a geração de energia com a força dos ventos.
03. A energia nuclear é considerada a solução definitiva para a redução da emissão de CO2. O Brasil e os demais países da América Latina têm a oportunidade de assumir a dianteira dessa corrida energética em razão da experiência tecnológica que acumularam na área nuclear com o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o assunto.
04. Uma das propostas do Tratado Internacional de Represas é a redução significativa da construção de usinas hidrelétricas, especialmente em países em desenvolvimento.

3. O grande número de áreas contaminadas e a pouca capacidade de fiscalização e controle dos órgãos ambientais fazem do Brasil um lugar sempre em risco iminente de acidentes socioambientais. A. Campanili. Riscos e acidentes ambientais. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008, p. 456 (com adaptações).Com relação a problemas ambientais, julgue os itens que se seguem.
01 A contaminação de rios por agrotóxicos, decorrente de atividade agrícola, é exemplo de poluição pontual, ou difusa.
02.O processo de eutrofização é característico de atividade conservacionista, visto que, por meio dele, recuperam-se os corpos de água.
03. No Brasil, os parques nacionais, as estações ecológicas e as reservas extrativistas são considerados unidades de conservação, as quais são regulamentadas pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação.
04. Aterro sanitário constitui área destinada à alocação de resíduos, como o lixo residencial, o comercial, o industrial e os resíduos sólidos retirados do esgoto.

Poucos países apresentam características tão diversas quanto o Brasil. Tal diversidade comprova-se pelas mais variadas composições de paisagens, pelas diferentes culturas e pela variada miscigenação de etnias. Considerando a diversidade brasileira, julgue os itens a seguir.
01. Apesar de ter passado da 75.a para a 73.a posição no ranking do IDH em 2010, o Brasil ainda está entre os países com IDH elevado.
02. A região Centro-Oeste foi palco de grandes transformações territoriais nas últimas quatro décadas, alavancadas, em especial, pela expansão do agronegócio.
03.Na década de 90 do século passado, em razão de profunda reforma na legislação urbana brasileira, tornou-se obrigatória a elaboração de planos diretores municipais, o que resultou em metrópoles muito bem organizadas.

ESTUDO DE TEMAS ATUAIS E QUESTÕES INÉDITAS

1. Um terremoto de 9 graus na escala Richter, um dos mais forte já registrado na Terra do Sol nascente, como consequencia um tsunami arrasou a costa noroeste do país no dia 11 de março. Experiências passadas atestam a força destas ondas que no caso japonês atingiram até 10 metros de altura, nada de poético. O número de mortos pode chegar a 10 mil, além dos incontáveis desaparecidos. Além de tudo, mortes, destruição, pânico, a sociedade japonesa enfrenta a ameaça nuclear, pois usinas nucleares( Complexo de Fukushima) foram seriamente abaladas. Uma nuvem radioativa foi vista e explosões podem ter liberado material radioativo provocando contaminação dos alimentos, da água e as lembranças anteriores do acidente em Tchernobil (Ucrania 1986) e no caso o Césio -137 de Goiânia. Com relação ao tema marque a alternativa incorreta.

a)Mais recentemente, em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 na escala Richter na ilha de Sumatra, na Indonésia, causou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países do sudeste asiático.
b) A despeito das dificuldades, a energia nuclear pode ser considerada como parte da solução para os problemas ambientais e também a escassez enérgica que assombra as sociedades contemporâneas.
c)O Japão está localizado no chamado "anel de fogo do Pacífico", que inclui Filipinas, Indonésia e países menores. A região concentra as maiores atividades sísmicas do mundo.
d) Os mercados financeiros, em virtude da sólida economia japonesa, não se resentiu e nem sofreu efeitos das tragédias descritas no texto.
e)O tremor também provocou explosões na estrutura de reatores nucleares no complexo de Fukushima Daiichi, uma das 25 maiores usinas do mundo.

2. O Egito é um dos países árabes mais importantes para as políticas e interesses americanos deste a ascensão de Anwar Sadat. A partir de 1973, sobretudo após a Guerra do Yom de Kippur, após assinar e consolidar acordos com Israel, tem sido considerado um pais aliado no combate a expansão do terrorismo. Após o assassinato de Sadat, seu vice, Hosni Mubarak, assumiu o poder e desde 1981 governava o país. O mundo Árabe foi sucudido por revoltas populares que ameaçam o governo de líderes que já estão no poder há muito tempo. . A primeira vez que isso aconteceu no mundo árabe foi na Tunísia, em 14 de janeiro. Na ocasião, o presidente Zine El Abidine Ben Ali também cedeu aos protestos e renunciou, após 23 anos no poder. Com relação ao mundo árabe, marque a alternativa correta.

a) Na atualidade o Egito, configura-se como um país minado pela forte resistência leal ao Hosni Mubarak.
b) No mundo Árabe, o Irã é um país que faz oposição aos interesses americanos no contexto do Oriente Médio.
c) A OPEP concentra-se exclusivamente no mundo Árabe.
d) O Egito não está exposto a resistência dos grupos terroristas que atuam na região por ser um pais árabe.
e) A onda de protestos que assola o mundo árabe tem provocado a derrubada de líderes que já exerciam o poder há muito tempo.

3. Brasil está em 73 º lugar no IDH - De acordo com o relatório, educação foi apontada como principal problema O Brasil ocupa o 73 º no ranking de 169 nações segundo relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A lista é encabeçada pela Noruega, seguida de Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. Os cinco últimos são Zimbábue, República Democrática do Congo, Niger, Burundi e Moçambique. O documento, intitulado “A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desenvolvimento Humano”, foi divulgado nesta quinta-feira, em Nova York.O índice brasileiro é de 0,699, o que situa o país entre os de alto desenvolvimento humano, assim como em 2009. A média mundial é 0,624. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, o resultado é parecido com o do conjunto de países da América Latina e Caribe (0,704). Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. São considerados três aspectos essenciais: conhecimento (medido por indicadores de educação), saúde (medida pela longevidade) e padrão de vida digno (medido pela renda). Com Relação ao tema marque a resposta correta

a) A educação básica no Brasil – ensino infantil, ensino fundamental e média – são financiadas em totalidade pelo governo federal e por isso apresenta sensível melhora na qualidade o q contradiz os dados do relatório.
b) O IDH tem como parâmetro básico o crescimento das economias e por isso a tendência do Brasil é de elevação desse indicador
c) Os números do IDEB apontam para a melhoria da educação, porém ainda insuficiente para alcançar o patamar dos países desemvolvidos.
d)O crescimento econômico e a política de distribuição de renda vistos no governo atual foi fundamental o desempenho brasileiro confirmam que o país equacionou seu problemas, em especial os relacionados aos temas sociais.
e) O novo IDH mostra que é necessário dar mais importância à educação no Brasil, embora seja a do Brasil a melhor posição entre os países da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário