terça-feira, 5 de julho de 2011

Questões de direção defensiva


Questões de direção defensiva


 


1 – (FCC 2010 – Técnico Judiciário) Dentro dos preceitos da Direção Defensiva, no caso de neblina em




uma rodovia, o melhor conjunto de atitudes do condutor é:


a) imediatamente acender a luz baixa do farol (e o farol de neblina, se tiver); reduzir a velocidade do próprio veículo; aumentar a distância com relação ao veículo à sua frente.


b) acionar o pisca-alerta do veículo; reduzir a velocidade; aumentar a distância do veículo à sua frente.


c) reduzir a velocidade até sentir conforto e segurança; acionar a luz alta dos faróis do veículo


d) reduzir a velocidade do veículo até sentir conforto e segurança; evitar pisar no freio de maneira brusca; acionar a troca de luzes altas e baixas dos faróis de forma intermitente.


e)acender o farol de neblina; reduzir a velocidade; acionar o pisca-alerta do veículo.


 


2 - (FCC 2010 – Técnico Judiciário) Seu veículo dispõe de equipamentos e sistemas importantes para evitar situações de perigo que possam levar a acidentes, portanto, considere as afirmativas abaixo.


I. Não use pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.


II. A faixa inferior do cinto de segurança deverá ficar acima do abdome, sobretudo para as gestantes.
III. Segure o volante com as duas mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9 horas e 15 minutos.
É correto o que se afirma em:


a) I, apenas.


b) I e III, apenas.


c) I e II, apenas.


d) II, apenas.


e) I, II e III.


 


3 - Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com: os veículos, condutores, vias de trânsito, ambiente e


a)   Chuva.


b)   Comportamento de pessoas.


c)   Condições de luz.


d)   Pneus.


e)   Condições do piso e da pista de rolamento.


 


4 - Um veículo parado no leito da via pode atrapalhar o fluxo de veículos, além de possibilitar a ocorrência de acidentes. Por esse e outros motivos, o CTB prescreve as providências a serem tomadas para a imediata sinalização de advertência, como estabelecida pelo CONTRAN. Acerca dessas providências, assinale a opção correta.


a)   A imobilização de veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser sinalizada imediatamente, podendo o veículo, bem sinalizado, permanecer na via por, no máximo, uma hora.


b)   Na condição citada, o condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) e colocar o triângulo de sinalização, ou equipamento similar, preso junto ao pára-choque traseiro do veículo.


c)   Na situação considerada, o equipamento de sinalização de emergência deverá ser instalado perpendicularmente ao eixo da via, e em condição de boa visibilidade.


d)   d) Na ausência do triângulo de segurança, a resolução referida indica a utilização de galhos vegetais para sinalização do veículo imobilizado no leito da via, já que ambos os dispositivos cumprem formalmente o mesmo objetivo.


e)   Ônibus ou caminhões imobilizados temporariamente no leito viário devem usar pelo menos dois triângulos para sinalização dos veículos.


 


5 - Dos meios de transporte existentes, o automotivo é o que exige mais atenção do condutor, que deve dirigir com atenção difusa e de forma preventiva e corretiva. C


 


6 - A distância percorrida pelo veículo entre o momento em que o condutor vê o perigo e o instante em que ele tira o pé do acelerador para colocá-lo no freio é denominada distância de reação. C


 


7 - Considere que um condutor observe que outro veículo trafega atrás do seu, a uma curta distância. Nesse caso, para evitar a colisão na traseira do seu veículo, o condutor deve incentivar o outro a ultrapassá-lo, o que pode ser facilitado com a redução da velocidade ou, em caso extremo, com a parada no acostamento. C


 


8 - Ao realizar uma parada em auto-estrada, o condutor deve ir para o acostamento quando estiver em velocidade compatível e, após parar, fazer com que os ocupantes do veículo permaneçam em segurança dentro do mesmo. E


 


9 - Ao passar por cruzamentos não sinalizados, os veículos que trafegam pelo lado direito têm a preferência. C


 


10 - Antes de passar por um cruzamento, o condutor deve olhar primeiro para a direita, pois os veículos que vierem dessa direção poderão atingir o veículo do condutor com maior rapidez que aqueles que vierem pela esquerda. E


 


11 - Ao avistar pedestres transitando em um cruzamento, a atitude a ser tomada pelo condutor defensivo será a de buzinar, para que os pedestres possam identificar o perigo e tomar uma atitude segura.           E


 


12 - Colisões frente a frente em cruzamentos ocorrem, na maioria das vezes, quando os condutores realizam manobras para virar à esquerda. C


 


13 - A incidência direta de luz nos olhos causa o ofuscamento, e a vista humana pode levar até 7 segundos para se recuperar de tal efeito. Sendo assim, um condutor que esteja trafegando a uma velocidade de 80 km/h poderá percorrer até 155 m antes de recuperar a visão plena. C


 



14 - A prática de direção defensiva reúne um conjunto de cuidados simples, como o de manter distância segura do veículo que está à frente. A observação é, portanto, o ponto mais importante do trabalho de dirigir. Nesse sentido, assinale a opção correta.


 


a) Deve-se dar pouca atenção aos “alvos fixos”, como veículos parados e semáforos.


b) Desde que se trafegue em pista bem sinalizada, o posicionamento claro no tráfego torna-se menos importante.


c) Ao se deparar com animais soltos, deve-se aumentar a velocidade para ultrapassá-los.


d) Deve-se manter afastamento de pelo menos três segundos do carro à frente. C


 


15 - A chamada direção defensiva refere-se a um conceito simples: dirigir de modo a evitar acidentes, apesar dos erros dos outros motoristas e das condições adversas do trânsito. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.


a) Para dirigir com segurança, o motorista deve conhecer todo o CTB e os riscos que corre ao infringir suas normas. Isto significa memorizar toda a Lei, pois a prática sem conhecimento tem-se mostrado a maior fonte de acidentes.


b) Nas estradas, o motorista deve utilizar freio motor nas descidas e nunca descer sem engrenar a marcha. C


c) Se for causado excesso de luminosidade pelo farol alto de outro automóvel, o motorista deve piscar o farol do próprio carro para alertá-lo e, se não der resultado, acionar o farol alto até que o outro seja obrigado a baixar o seu.


d) As condições climáticas podem trazer problemas ao motorista. Se o problema for neblina ou nevoeiro, deve-se dirigir com os faróis altos cuidando para não ultrapassar a velocidade máxima permitida para a via.


e) O início da chuva é o período mais perigoso para o motorista, pois a água mistura-se com o pó, o óleo e o combustível impregnados na pista, formando uma camada deslizante. Para evitar acidentes nesse caso, o motorista deve manter a rotação do motor e pisar com agilidade e firmeza no pedal do freio.


 


16 - Em um país como o Brasil, que está entre os primeiros do mundo no ranking de estatísticas de acidentes de trânsito, a direção defensiva é fundamental. Com relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.


 


a) Para maior segurança, em caso de estar sozinho com crianças, o motorista deve acomodá-las no banco dianteiro, com cinto de segurança, evitando perdê-las de vista. E


b) Além de manter a atenção voltada para o veículo da frente, o motorista deve atentar para o trânsito da retaguarda e planejar seus movimentos a fim de não confundir o motorista de trás. O freio deve ser acionado lentamente, pois não pisar repentinamente no freio e se preocupar com os demais veículos que se deslocam no mesmo sentido é dirigir defensivamente.


c) Os cruzamentos têm-se mostrado locais de grande risco de acidentes. A preferência, mesmo bem-sinalizada, não garante o respeito dos demais motoristas. Dessa forma, sugere-se que, ao se aproximar do cruzamento, o motorista reduza a velocidade e mantenha o pé descansando sobre o pedal do freio para uma emergência. As estatísticas mostram que, em caso de colisão em cruzamentos, os motoristas são projetados para fora do veículo e podem sofrer esmagamento do crânio, fraturas e hemorragias.


d) Dirigir defensivamente pode ser constatado na forma, por exemplo, de sinalizar para o motorista de trás, indicando a ele se há ou não condições de ultrapassagem, reduzir a marcha e aumentar a distância do carro da frente para que o outro possa voltar à sua mão de direção com segurança.


e) Ao ultrapassar ciclistas, o motorista que dirige defensivamente reduz a marcha do carro e buzina rapidamente, deixando bastante espaço livre para que o ciclista circule com segurança.


 


17 - Utilizando suas habilidades, o método de prevenção de acidentes e se precavendo das condições adversas, o condutor poderá evitar atropelamentos e colisões. Um dos principais cuidados para evitar colisões e acidentesconsiste em manter a distância adequada em relação ao carro que segue à frente. Em Direção Defensiva, existemquatro conceitos de distância, conforme abaixo:


I – Distância de Freagem: é aquela percorrida pelo veículo desde antes do perigo ser visto até que o motorista pareo carro.


II – Distância de Reação: é aquela que o veículo percorre, antes de acionado o mecanismo de freio, até pararcompletamente.


III – Distância de Parada: é aquela que o veículo percorre desde que o perigo é visto até parar.


IV – Distância de Seguimento: é a distância entre o nosso veículo e o que segue à nossa frente.


Assinale abaixo a única alternativa correta em relação aos conceitos relacionados nos itens I a IV:


(A) apenas o item III é verdadeiro.


(B) apenas os itens III e IV são verdadeiros. C


(C) apenas os itens II e IV são falsos.


(D) todos os itens I, II, III e IV são verdadeiros.


(E) apenas os itens II e III são verdadeiros.


 


18 - Seguindo os princípios da direção defensiva, ao realizar uma viagem você deve adotar os seguintes procedimentos com exceção de um. Assinale-o:


(A) mantenha a posição correta do banco para aumentar a sua segurança e evitar o seu desgaste físico;


(B) realize a ultrapassagem somente no momento em que surgirem as condições de realizá-la com segurança;


x(C) use o acostamento em situações de emergência e para ultrapassar os veículos mais lentos que obstruem a pista de rolamento;


(D) dirija com atenção e mantenha uma distância segura em relação ao carro da frente;


(E) observe alternadamente as informações do painel, os espelhos retrovisores e a movimentação dos veículos do seu entorno.


 


17 - Algumas condições naturais afetam as condições de trânsito e criam problemas para quem dirige. Sobre essas condições e o procedimento a ser adotado é correto afirmar:


(A) chuva intensa/pista escorregadia – reduzir a velocidade e redobrar a atenção;


x(B) neblina densa/menor visibilidade – manter o farol alto e “colar”no veículo da frente;


(C) ventos fortes/perda da estabilidade – cerrar os vidros e aumentar a velocidade;


(D) penumbra na passagem do final da tarde para o início da noite/visibilidade – manter o pisca/alerta ligado;


(E) a luz do Sol “bate na cara”/ofuscamento – manter a velocidade constante.


 


18 - Na direção defensiva, o motorista deve estar atento, isto é, deve observar e analisar o trânsito, percebendo os perigos que podem surgir a sua volta.


 


19 – O motorista deve utilizar o pisca-alerta nas situações de imobilizações, em condições de emergência ou quando a regulamentação da via assim o determinar.


 


20 - Para se prevenirem contra acidentes, os condutores de veículos devem considerar os riscos, conhecer a defesa e agir prontamente.


 


21 - A distância de frenagem é a distância que se deve manter do veículo que trafega logo à frente e varia de acordo com a velocidade dos veículos considerados.


 


22 - A observação, ato de dominar o meio ambiente, pressupõe que se olhe sempre para frente, identificando-se os objetos que possam interpor-se à trajetória do motorista, e não obriga à tomada de atitude.


 


23 - Considere a seguinte situação hipotética.


Em um trecho de uma rodovia sem nenhuma sinalização, sob chuva forte, um condutor, sentindo-se seguro para prosseguir viagem, acionou o pisca-alerta do seu veículo, a fim de tornar-se mais visível para os condutores à sua retaguarda e, assim, evitar acidentes. Nessa situação, apesar da boa intenção do condutor, ele cometeu infração de trânsito.


 


24 - Sob chuva, cabe ao condutor do veículo definir em que momento acionar o limpador de pára-brisa. Independentemente da intensidade da chuva, caso ele sinta-se seguro, não precisará fazê-lo.


 


25 - No momento em que começa a chover, o condutor deve aumentar a atenção no trânsito, pois é justamente nesse instante que costuma acontecer o fenômeno da aquaplanagem, também conhecido como derrapagem.


 


26 A placa de sinalização ao lado adverte os condutores sobre a existência de uma condição adversa da                                                                                        via.


 


27 - A legislação de trânsito determina que crianças com idade inferior a dez anos sejam transportadas nos bancos traseiros dos veículos, mas prevê alguns casos em que essa determinação pode deixar de ser cumprida.


 


28 - No caso de derrapagem em uma curva, o condutor deve acionar o freio imediatamente, para diminuir a velocidade do veículo, mas deve evitar fazê-lo bruscamente, para não aumentar a intensidade da derrapagem

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