LISTA DE EXERCÍCIOS 2
LEGISLAÇÃO DO SUS
1) Sobre a Norma Operacional Básica de 1996 é correto afirmar, exceto:
a) normalizou o papel das instâncias estaduais como responsáveis pela definição da alocação dos recursos.
b) institui a proposta de Programação Pactuada Integrada e Piso Assistencial Básico.
c) instituiu as formas de gestão plena da atenção básica e gestão plena do sistema municipal para os municípios.
d) criou as instâncias permanentes de negociação no âmbito federal Comissão de Intergestores tripartite e no âmbito estadual Comissão de Intergestores bipartite.
2) A Norma Operacional Básica tem por finalidade primordial:
a) promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.
b) prevenção, reabilitação e recuperação das ações por parte dos seus munícipes.
c) organizar o conjunto de ações integradas e assistemáticas sob a gestão da comunidade.
d) reordenar a assistência à saúde no nível de atenção terciária.
3) A Norma Operacional Básica 1996 cria um mecanismo de programação – a Programação Pactuada Integrada, que compreende os seguintes campos de custeio da assistência do SUS.
a) Assistência hospitalar e ambulatorial.
b) Vigilância Sanitária.
c) Epidemiologia.
d) Cartão SUS.
e) As alternativas a, b e c estão corretas.
4) A Norma Operacional de Assistência à Saúde tem como principais objetivos, exceto:
a) fortalecer a capacidade de planejamento e organização dos sistemas estaduais de saúde, articulando-os e integrando-os aos sistemas privados e de formação de recursos humanos.
b) definir a divisão de responsabilidades entre estados, municípios na gestão do SUS, de forma clara e coerente com a organização de sistemas funcionais de atenção.
c) fortalecer as capacidades gestoras das Secretarias Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de saúde em suas funções de contratação e regulação.
d) realizar o controle, a auditoria e a avaliação de serviços, bem como de monitoramento e avaliação dos resultados do sistema de saúde.
5) Segundo a Norma Operacional Básica 96, o processo de articulação entre os gestores nos diferentes níveis do Sistema ocorre, preferencialmente, com a participação de dois colegiados. Uma dessas representações é:
a) Comissão Intergestora Bipartite.
b) Comissão de Prestadores de Serviço.
c) Conselho Municipal de Saúde.
d) Comissão Nacional de Gestão.
e) Conselho de Controle Social.
6) Tendo por base a NOB-SUS, 1996, assinale a assertiva falsa.
a) tem por finalidade primordial pomover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.
b) Dentre outras coisas, redefine os mecanismos e os fluxos de financiamento, reduzindo progressivamente e continuamente a remuneração por produção de serviços e ampliando a transferência de caráter global Fundo a fundo, com base em programações ascendentes, pactuadas e integradas.
c) Nela, a Comissão Intergestores Bipartite é constituída dos gestores federal e estadual.
d) Nela, a gerência é conceituada como sendo a administração de uma unidade ou de um órgão de saúde que se caracteriza como prestador de serviços ao Sistema.
e) Estabelece que o gestor do sistema municipal é responsável pelo controle, pela avaliação e pela auditoria dos prestadores de serviços de saúde (estatais e privados) situados em seu município.
7) Segundo a Norma Operacional Básica 96 do Ministério da Saúde, gerência é definida como:
a) A direção de um sistema de saúde municipal, estadual ou nacional.
b) A administração de uma unidade ou órgão de saúde prestador de serviços ao SUS.
c) A administração de uma unidade ou órgão de saúde ou a direção de um sistema de saúde municipalizado.
d) A direção de órgãos coordenadores de atividades de saúde no nível municipal, como a vigilância epidemiológica e a Sanitária.
8) Segundo a NOB/SUS 96 :
a) Os serviços e ações voltados ao atendimento integral da população de um município devem ser desenvolvidos exclusivamente pelo estabelecimento de propriedade da prefeitura ou privados com sede no território do município;
b) A gestão de todo o sistema municipal é, necessariamente, da competência do poder público e exclusiva desta esfera de governo,respeitadas as atribuições do respectivo Conselho e de outras diferentes instâncias de poder.
c) O gestor municipal dever garantir à população o acesso aos serviços e a disponibilidade das ações e dos meios para o atendimento integral dentro de seu território geográfico;
d) O gestor do sistema municipal é responsável pelo controle, avaliação e auditoria dos prestadores dos serviços de saúde (estatais e privadas) situados em seu território e nos municípios menores.
e) O gestor estadual é responsável pela aprovação do processo de avaliação e controle dos prestadores de serviços de saúde dos municípios do estado.
9) É considerado como um dos objetivos da NOAS/SUS 01/2001 do Ministério da Saúde:
a) Ampliar a responsabilidade do município na atenção básica.
b) Implantar as formas de gestão municipal nas categorias semiplena e plena do sistema de saúde.
c) Estabelecer um sistema regionalizado de saúde, tendo como base os hospitais estaduais.
d) Estabelecer para o ministério, as secretarias estaduais e municipais de saúde um percentual progressivo dos recursos dos respectivos tesouros a serem destinados ao financiamento do SUS.
e) Estabelecer, para a competência municipal, a responsabilidade de elaborar o plano diretor da regionalização da saúde.
10) A Programação Pactuada Integrada foi instituída pela:
a) Lei Orgânica de Saúde.
b) NOB01-91.
c) NOB01-93.
d) NOB01-96.
e) NOAS-2001
11) A proposição de elaboração do Plano Diretor de Regionalização e a definição de instrumentos para a Programação Pactuada Integrada foi feita pela:
a) Lei Orgânica de Saúde.
b) NOB01-91.
c) NOB01-93.
d) NOB01-96.
e) NOAS-2001
12) É uma instância colegiada do SUS:
a) Conferência de Saúde
b) Fundo Municipal de Saúde
c) Ministério da Saúde
d) Secretaria de Assistência à saúde.
13) Como instância colegiada do SUS a Conferência Nacional de Saúde deverá:
a) propor diretrizes para a política nacional de saúde.
b) formular políticas de controle de agressões ao meio ambiente.
c) controlar a execução da política de saúde.
d) controlar a execução do cronograma financeiro do SUS em nível nacional.
e) indicar a relação dos municípios que podem receber recursos do FNS.
14) São instrumentos de controle social exceto:
a) Conferência de Saúde.
b) Conselhos de Saúde.
c) Projeto de lei de iniciativa popular.
d) Ministério Público.
15) Sobre a Promoção da saúde marque as alternativas em V ou F.
( ) O Ministério da Saúde vem implementando o PSF preconizando como estratégia de reordenação da assistência básica à saúde da população.
( ) Na atenção integral à saúde da mulher, da criança e do adolescente, são enfatizados os aspectos educativos e preventivos, a identificação de grupos de risco e a detecção precoce de doenças.
( ) A atenção à saúde da população com mais de 65 anos de idade insere-se no âmbito na política nacional do idoso.
A seqüência está correta em:
a) V, V, V.
b) F, F, F.
c) F, F, V.
d) V, V, F.
e) V, F, V.
16) São atividades de promoção da saúde:
a) atendimento médico ambulatorial básico e especializado.
b) ações de tratamento de água para evitar transmissão de doenças.
c) atendimento de urgências e emergências.
d) Internações hospitalares.
e) exames diagnósticos.
17) Segundo o modelo da História Natural da Doença de Leavell e Clark (1976), é uma ação de promoção da saúde:
a) a vacinação contra rubéola.
b) o tratamento antimicrobiano para pneumonia.
c) o tratamento fisioterápico após Acidente Vascular Encefálico (AVE).
d) a alimentação saudável.
e) a realização de mamografia em mulheres a partir de
40 anos.
18) Acerca das ações do Pacto em defesa do SUS assinale a alternativa incorreta:
a) Assistência farmacêutica possibilita desenvolver ações que visem qualificar a dispensação e o acesso da população idosa.
b) Articulação e apoio à mobilização social pela promoção e o desenvolvimento da cidadania, tendo a questão da saúde como um direito.
c) Ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais, em especial os que lutam pelos direitos da saúde e cidadania.
d) Aprovação do orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gesta, explicitando o compromisso de cada uma delas em ações e serviços de saúde de acordo com a Constituição Federal.
e) estabelecimento do diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais do SUS.
19) O Pacto pela vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto a respeito da situação de saúde da população brasileira. Assinale a alternativa que apresenta a prioridade não contemplada pelo Pacto.
a) Saúde do Idoso.
b) Controle do Câncer do colo do útero e da mama.
c) Cabe ao Ministério da Saúde a proposição de políticas, participação no co-financiamento, cooperação técnica, avaliação, regulação, controle, fiscalização, além da mediação de conflitos.
d) Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergenciais e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
e) Redução da Mortalidade infantil e materna.
Julgue os itens a seguir em relação à CF, ao Pacto pela Vida, ao Pacto em Defesa do SUS e ao Pacto de Gestão.
20) Cabe ao poder público dispor sobre a regulamentação, a fiscalização e o controle das ações e dos serviços de saúde, independentemente de lei.
21) Os recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos estados, do DF e dos municípios devem financiar o SUS, sendo vedado pela CF o financiamento por outras fontes.
22) Para efeitos do Pacto pela Vida, será considerada idosa a pessoa com sessenta ou mais anos de idade.
23) Uma das diretrizes do Pacto de Gestão é expressar os compromissos
dos gestores do SUS com a consolidação da reforma sanitária brasileira, explicitada na defesa dos princípios do SUS estabelecidos na CF.
24) Cabe ao Ministério da Saúde, com base no Pacto de Gestão, a proposição de políticas, a participação no co-financiamento, a cooperação técnica, a avaliação, a regulação, o controle e a
fiscalização das ações de saúde, além da mediação de conflitos.
25) Assinale a alternativa verdadeira. Os 3 componentes das Diretrizes Operacionais do Pacto pela saúde são:
a) As três esferas de gestão do Sus.
b) Prioridades estaduais, regionais e municipais.
c) Pactos pela Vida, em Defesa do Sus e de Gestão.
d) Governos federal, estaduais e municipais.
e) Qualificação, aperfeiçoamento, definição das responsabilidades.
GABARITO
1-A | 6-C | 11-E | 16-B | 21-C |
2-A | 7-B | 12-A | 17-D | 22-E |
3-E | 8-B | 13-A | 18-A | 23-E |
4-A | 9-A | 14-C | 19-C | 24-C |
5-A | 10-D | 15-A | 20-C | 25-C |
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