sábado, 28 de maio de 2011

Prof. Vanessa - SUS

LISTA DE EXERCÍCIOS 2


LEGISLAÇÃO DO SUS


1) Sobre a Norma Operacional Básica de 1996 é correto afirmar, exceto:


a) normalizou o papel das instâncias estaduais como responsáveis pela definição da alocação dos recursos.


b) institui a proposta de Programação Pactuada Integrada e Piso Assistencial Básico.


c) instituiu as formas de gestão plena da atenção básica e gestão plena do sistema municipal para os municípios.


d) criou as instâncias permanentes de negociação no âmbito federal Comissão de Intergestores tripartite e no âmbito estadual Comissão de Intergestores bipartite.


2) A Norma Operacional Básica tem por finalidade primordial:


a) promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.


b) prevenção, reabilitação e recuperação das ações por parte dos seus munícipes.


c) organizar o conjunto de ações integradas e assistemáticas sob a gestão da comunidade.


d) reordenar a assistência à saúde no nível de atenção terciária.


3) A Norma Operacional Básica 1996 cria um mecanismo de programação – a Programação Pactuada Integrada, que compreende os seguintes campos de custeio da assistência do SUS.


a) Assistência hospitalar e ambulatorial.


b) Vigilância Sanitária.


c) Epidemiologia.


d) Cartão SUS.


e) As alternativas a, b e c estão corretas.


4) A Norma Operacional de Assistência à Saúde tem como principais objetivos, exceto:


a) fortalecer a capacidade de planejamento e organização dos sistemas estaduais de saúde, articulando-os e integrando-os aos sistemas privados e de formação de recursos humanos.


b) definir a divisão de responsabilidades entre estados, municípios na gestão do SUS, de forma clara e coerente com a organização de sistemas funcionais de atenção.


c) fortalecer as capacidades gestoras das Secretarias Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de saúde em suas funções de contratação e regulação.


d) realizar o controle, a auditoria e a avaliação de serviços, bem como de monitoramento e avaliação dos resultados do sistema de saúde.


5) Segundo a Norma Operacional Básica 96, o processo de articulação entre os gestores nos diferentes níveis do Sistema ocorre, preferencialmente, com a participação de dois colegiados. Uma dessas representações é:


a) Comissão Intergestora Bipartite.


b) Comissão de Prestadores de Serviço.


c) Conselho Municipal de Saúde.


d) Comissão Nacional de Gestão.


e) Conselho de Controle Social.


6) Tendo por base a NOB-SUS, 1996, assinale a assertiva falsa.


a) tem por finalidade primordial pomover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.


b) Dentre outras coisas, redefine os mecanismos e os fluxos de financiamento, reduzindo progressivamente e continuamente a remuneração por produção de serviços e ampliando a transferência de caráter global Fundo a fundo, com base em programações ascendentes, pactuadas e integradas.


c) Nela, a Comissão Intergestores Bipartite é constituída dos gestores federal e estadual.


d) Nela, a gerência é conceituada como sendo a administração de uma unidade ou de um órgão de saúde que se caracteriza como prestador de serviços ao Sistema.


e) Estabelece que o gestor do sistema municipal é responsável pelo controle, pela avaliação e pela auditoria dos prestadores de serviços de saúde (estatais e privados) situados em seu município.


7) Segundo a Norma Operacional Básica 96 do Ministério da Saúde, gerência é definida como:


a) A direção de um sistema de saúde municipal, estadual ou nacional.


b) A administração de uma unidade ou órgão de saúde prestador de serviços ao SUS.


c) A administração de uma unidade ou órgão de saúde ou a direção de um sistema de saúde municipalizado.


d) A direção de órgãos coordenadores de atividades de saúde no nível municipal, como a vigilância epidemiológica e a Sanitária.


8) Segundo a NOB/SUS 96 :


a) Os serviços e ações voltados ao atendimento integral da população de um município devem ser desenvolvidos exclusivamente pelo estabelecimento de propriedade da prefeitura ou privados com sede no território do município;


b) A gestão de todo o sistema municipal é, necessariamente, da competência do poder público e exclusiva desta esfera de governo,respeitadas as atribuições do respectivo Conselho e de outras diferentes instâncias de poder.


c) O gestor municipal dever garantir à população o acesso aos serviços e a disponibilidade das ações e dos meios para o atendimento integral dentro de seu território geográfico;


d) O gestor do sistema municipal é responsável pelo controle, avaliação e auditoria dos prestadores dos serviços de saúde (estatais e privadas) situados em seu território e nos municípios menores.


e) O gestor estadual é responsável pela aprovação do processo de avaliação e controle dos prestadores de serviços de saúde dos municípios do estado.


9) É considerado como um dos objetivos da NOAS/SUS 01/2001 do Ministério da Saúde:


a) Ampliar a responsabilidade do município na atenção básica.


b) Implantar as formas de gestão municipal nas categorias semiplena e plena do sistema de saúde.


c) Estabelecer um sistema regionalizado de saúde, tendo como base os hospitais estaduais.


d) Estabelecer para o ministério, as secretarias estaduais e municipais de saúde um percentual progressivo dos recursos dos respectivos tesouros a serem destinados ao financiamento do SUS.


e) Estabelecer, para a competência municipal, a responsabilidade de elaborar o plano diretor da regionalização da saúde.


10) A Programação Pactuada Integrada foi instituída pela:


a) Lei Orgânica de Saúde.


b) NOB01-91.


c) NOB01-93.


d) NOB01-96.


e) NOAS-2001


 


11) A proposição de elaboração do Plano Diretor de Regionalização e a definição de instrumentos para a Programação Pactuada Integrada foi feita pela:


a) Lei Orgânica de Saúde.


b) NOB01-91.


c) NOB01-93.


d) NOB01-96.


e) NOAS-2001


12) É uma instância colegiada do SUS:


a) Conferência de Saúde


b) Fundo Municipal de Saúde


c) Ministério da Saúde


d) Secretaria de Assistência à saúde.


13) Como instância colegiada do SUS a Conferência Nacional de Saúde deverá:


a) propor diretrizes para a política nacional de saúde.


b) formular políticas de controle de agressões ao meio ambiente.


c) controlar a execução da política de saúde.


d) controlar a execução do cronograma financeiro do SUS em nível nacional.


e) indicar a relação dos municípios que podem receber recursos do FNS.


14) São instrumentos de controle social exceto:


a) Conferência de Saúde.


b) Conselhos de Saúde.


c) Projeto de lei de iniciativa popular.


d) Ministério Público.


15) Sobre a Promoção da saúde marque as alternativas em V ou F.


(   ) O Ministério da Saúde vem implementando o PSF preconizando como estratégia de reordenação da assistência básica à saúde da população.


(   ) Na atenção integral à saúde da mulher, da criança e do adolescente, são enfatizados os aspectos educativos e preventivos, a identificação de grupos de risco e a detecção precoce de doenças.


(   ) A atenção à saúde da população com mais de 65 anos de idade insere-se no âmbito na política nacional do idoso.


A seqüência está correta em:


a) V, V, V.


b) F, F, F.


c) F, F, V.


d) V, V, F.


e) V, F, V.


16) São atividades de promoção da saúde:


a) atendimento médico ambulatorial básico e especializado.


b) ações de tratamento de água para evitar transmissão de doenças.


c) atendimento de urgências e emergências.


d) Internações hospitalares.


e) exames diagnósticos.


 


17) Segundo o modelo da História Natural da Doença de Leavell e Clark (1976), é uma ação de promoção da saúde:


 


a) a vacinação contra rubéola.


b) o tratamento antimicrobiano para pneumonia.


c) o tratamento fisioterápico após Acidente Vascular Encefálico (AVE).


d) a alimentação saudável.


e) a realização de mamografia em mulheres a partir de


40 anos.


18) Acerca das ações do Pacto em defesa do SUS assinale a alternativa incorreta:


a) Assistência farmacêutica possibilita desenvolver ações que visem qualificar a dispensação e o acesso da população idosa.


b) Articulação e apoio à mobilização social pela promoção e o desenvolvimento da cidadania, tendo a questão da saúde como um direito.


c) Ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais, em especial os que lutam pelos direitos da saúde e cidadania.


d) Aprovação do orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gesta, explicitando o compromisso de cada uma delas em ações e serviços de saúde de acordo com a Constituição Federal.


e) estabelecimento do diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais do SUS.


19) O Pacto pela vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto a respeito da situação de saúde da população brasileira. Assinale a alternativa que apresenta a prioridade não contemplada pelo Pacto.


a) Saúde do Idoso.


b) Controle do Câncer do colo do útero e da mama.


c) Cabe ao Ministério da Saúde a proposição de políticas, participação no co-financiamento, cooperação técnica, avaliação, regulação, controle, fiscalização, além da mediação de conflitos.


d) Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergenciais e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.


e) Redução da Mortalidade infantil e materna.


 


Julgue os itens a seguir em relação à CF, ao Pacto pela Vida, ao Pacto em Defesa do SUS e ao Pacto de Gestão.


 


20) Cabe ao poder público dispor sobre a regulamentação, a fiscalização e o controle das ações e dos serviços de saúde, independentemente de lei.


 


21)  Os recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos estados, do DF e dos municípios devem financiar o SUS, sendo vedado pela CF o financiamento por outras fontes.


 


22) Para efeitos do Pacto pela Vida, será considerada idosa a pessoa com sessenta ou mais anos de idade.


 


23) Uma das diretrizes do Pacto de Gestão é expressar os compromissos


dos gestores do SUS com a consolidação da reforma sanitária brasileira, explicitada na defesa dos princípios do SUS  estabelecidos na CF.


 


24) Cabe ao Ministério da Saúde, com base no Pacto de Gestão, a proposição de políticas, a participação no co-financiamento, a cooperação técnica, a avaliação, a regulação, o controle e a


fiscalização das ações de saúde, além da mediação de conflitos.


25) Assinale a alternativa verdadeira. Os 3 componentes das  Diretrizes Operacionais do Pacto pela saúde  são:


a) As três esferas de gestão do Sus.


b) Prioridades estaduais, regionais e municipais.


c) Pactos pela Vida, em Defesa do Sus e de Gestão.


d) Governos federal, estaduais e municipais.


e) Qualificação, aperfeiçoamento, definição das responsabilidades.


  


GABARITO


































1-A


6-C


11-E


16-B


21-C


2-A


7-B


12-A


17-D


22-E


3-E


8-B


13-A


18-A


23-E


4-A


9-A


14-C


19-C


24-C


5-A


10-D


15-A


20-C


25-C


 

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