sábado, 28 de maio de 2011

Prof. Leandro - Gramática

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO – EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO


 


 


1. Classifique as orações substantivas abaixo em completiva nominal ou objetiva indireta.


 


a)   Ninguém duvida de que fantasmas existem.


 


b)   Estava convencido de que todos os habitantes da cidade eram ruins. (Graciliano Ramos)


 


c)   Maria Gabrielle tinha a certeza de que estava feliz.


 


d)   O lazer não deve estar restrito à ideia de que se possa ir à praia.


 


2. Classifique as orações subordinadas substantivas abaixo em subjetiva ou objetiva direta.


 


a)   Sinhá Inácia que lhe diga se não chorei muito... (M. de Assis)


 


b)   Aqui, não: sabe-se que cada um traz a sua alma. (M. de Assis)


 


c)   Constava também que Aurélia tinha um tutor. (J. Alencar)


 


d)   É verdade que parte da imprensa aumentou muito o noticiário acerca da delinquência. (Folha de S. Paulo)


 


e)   Nunca disse que a esqueci.


 


3. Classifique as orações substantivas abaixo:


 


a)   É necessário que tenhamos confiança no próximo.


 


b)   Seus olhos é que me iludiram.


 


c)   Vocês sabem se Pedro voltará amanhã?


 


d)   Será necessário que vós vades para o deserto.


 


e)   Desde os primórdios, sabemos que o homem é mortal.


 


f)    Parece que Wiliam queria sorrir da situação.


 


g)   Não duvido de que Mendonça conseguiu um bom negócio.


 


h)   É pouco provável que a economia brasileira caminhe para recessão como a dos anos 80.


 


i)    É quase certo que o professor Bruno substituirá o professor Moisés.


 


j)    Convenci – me de que tudo aquilo eram tolices.


 


k)   É evidente que o Palmeiras será campeão brasileiro em 2011.


 


l)    Gostaria de que fosse sincera comigo.


 


m) A garota observou que eu estava nervoso.


 


n)   Duvido de que o Flamengo vença o Fluminense.


 


o)   Imagino que voltará cedo.


 


p) Não tenho dúvida de que sou correspondido no amor.


 


q) Raquel acreditava na presença do amor nos olhos daquele homem.


 


TEXTO – EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO


 


As questões 01, 02 e 03 referem-se ao trecho que segue.


 


CIDADANIA E LEITURA


Leandro Konder


 


Nossas cidades, com suas desigualdades sociais monstruosas, se transformaram em caldeirões que parecem prestes a explodir. No entanto, as denúncias escritas dessa situação parecem inócuas.


Por um lado, a literatura tem poder de nos proporcionar uma maior compreensão da nossa condição de pessoas um tanto bizarras e confusas. Então, ela pode nos incitar a tomarmos atitudes de protesto contra a inumanidade e a mentira, de revolta contra a injustiça e a opressão.


 Por outro lado, porém, apesar do fascínio que a leitura dos textos inquietos exerce sobre os leitores, contribuindo decisivamente para a formação de consciências críticas e de um legítimo espírito de cidadania, a cidade — tal como está organizada — nos coloca na posição melancólica de observadores quase impotentes da dinâmica rudemente pragmática do mercado.


Com a generalização da produção de mercadorias, o rosto expressivo do revolucionário serve de ilustração na T-shirt, os versos do poeta “engajado” são aproveitados em jingles publicitários, as fortes imagens eróticas do pintor combativo são adaptadas à linguagem da pornografia mercantilizada.


Como lidar com esse quadro?


Uma coisa é certa: não podemos deixar que um ceticismo exagerado nos desmobilize. Contra o desânimo, precisamos insistir na reanimação do espírito inconformista.


(Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 17 set. 2002. p. 8.)


 


QUESTÃO 01


 


O tema básico do texto, em torno do qual o autor organiza seus argumentos, pode ser expresso por algumas das seguintes proposições:


 


1. (          ) As cidades modernas, com suas monstruosas desigualdades sociais, anulam os efeitos positivos de uma leitura crítica.


2. (          ) O espírito de cidadania criadora, estimulado pelas leituras críticas, pode tornar-se inócuo diante da força exercida pelo mercado.


3. (          ) A boa literatura que contribui para a construção da cidadania incita os leitores a tomarem atitudes de protesto contra o processo de desumanização das grandes cidades.


4. (          ) Nas cidades modernas, a força generalizada do mercado pode anular o efeito mobilizador provocado pela leitura de textos críticos, transformando-os em mercadorias e colocando seus leitores na posição de observadores impotentes diante da perda da cidadania.


 


QUESTÃO 02


 


Com relação às estruturas formais e temáticas do texto, pode-se afirmar que


 


1. (          ) o pronome possessivo, na expressão nossas cidades, tem o efeito lingüístico de marcar o ponto de vista do autor, incluindo-o no conjunto dos cidadãos, e ao mesmo tempo de situar na época atual os fatos analisados.


2. (          ) o autor descreve e interpreta, nos três primeiros parágrafos, o quadro de desorganização e caos das grandes cidades brasileiras.


3. (          ) os exemplos da mercantilização das produções artísticas, no quarto parágrafo, servem como argumentos que sustentam a tese defendida pelo autor.


4. (          ) as expressões por um lado e por outro lado, que iniciam respectivamente o segundo e o terceiro parágrafos, evidenciam duas possibilidades opostas de argumentação que acentuam o tom de ceticismo presente na totalidade do texto.


 


QUESTÃO 03


 


O quarto parágrafo destaca-se pela sua singularidade lógico-formal. Tendo em vista essa configuração, pode-se afirmar que


 


1. (          ) a articulação lógica que estrutura o parágrafo se baseia na relação de causa e conseqüência, o que é indicado pelo autor logo no início do segmento.


2. (          ) o raciocínio do autor sustenta-se na relação causa-conseqüência-finalidade.


3. (          ) a seqüência de exemplos apresentada obedece a um encadeamento sintático, estruturado em paralelismos.


4. (          ) a justaposição de exemplos, sem uso de conectivos, mantém a unidade temática do parágrafo.


Bons estudos!

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