quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Questões Detran-DF

1 Considere a hipótese de que o documento a seguir tenha sido redigido para ser encaminhado ao diretor de segurança no trânsito do DETRAN/DF.


Memorando n.º 3/NUCET

Em 5 de fevereiro de 2009.
Ao D.D. Diretor de Segurança no Trânsito do DETRAN/DF
Assunto: ...............................................

Tem ocorrido, em anos anteriores, excessos de motoristas quanto à perigosa mistura bebida + direção, nos dias de folia carnavalesca, onde a ingestão de bebidas alcoólicas se eleva, em nome da descontração e da alegria próprios dos brasileiros.
2. Nessa época, desaparecem as diferenças entre pobre e rico, jovem e velho, mulheres e homens, e todos se lançam à folia, como se o mundo fosse acabar amanhã.
3. Por causa disso, solicito à Vossa Senhoria a presença do Grupo de Teatro do DETRAN na Praça do DI, reduto dos foliões mais intempestivos, onde se verificam muitas ocorrências de trânsito irresponsável, no intuito de intensificar as atividades educativas em Taguatinga, neste ano.
4. Certo de contar com vossa atenção, já demonstrada em preitos anteriores, coloco-me à disposição para o que for de seu desejo.

Atenciosamente,

FSFilho
Chefe do Núcleo de
Campanhas Educativas de Trânsito



Com base no texto apresentado e no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República acerca da comunicação oficial, julgue os itens a seguir.
1 A designação do destinatário foi expressa de acordo com o estabelecido nas normas de comunicação oficial acerca do memorando.
2 O destinatário do memorando apresentado ocupa cargo hierarquicamente superior (diretor) ao do emissor (chefe de núcleo). Em vista disso, o fecho correto para esse documento deveria ser: Respeitosamente.
3 Não é indicada a forma de memorando para transmitir mensagens de solicitação, como a contida no texto apresentado; a modalidade correta de expediente oficial, nesse caso, seria o requerimento, uma vez que o signatário do texto solicita algo que o destinatário pode ou não conceder ou deferir.
4 Desconsiderado o espaçamento entre linhas e partes do texto, estão em conformidade com a forma e a estrutura do memorando oficial: a identificação do documento e do local de origem, a data, o vocativo, e a assinatura.
5 Está correto o emprego do tratamento “Vossa Senhoria”, no terceiro parágrafo do documento em questão, mas incorreto o uso do pronome possessivo de segunda pessoa do plural no quarto parágrafo: “vossa atenção”.
6 Considerando-se as duas ocorrências do advérbio “onde”, primeiro e terceiro parágrafos do documento, apenas na primeira respeitam-se as normas do padrão escrito formal da língua portuguesa para o emprego desse advérbio.
7 Considerando-se as normas gramaticais do padrão escrito da língua portuguesa, constitui erro o emprego do acento indicativo de crase antes de “Vossa Senhoria”, no terceiro parágrafo.
8 Nas repartições públicas, estão aptos a fornecer atestados os ocupantes de cargo de diretoria ou os de nível superior a esse, sob pena de invalidade do documento.
9 Em expediente que se origine em qualquer diretoria do DETRAN/DF e se dirija a uma deputada, estarão corretos o emprego do vocativo “Senhora Deputada,” e o tratamento “Vossa Excelência”.
10 Utilizado para o envio antecipado de documentos, o fax pode ser arquivado tal como recebido, desde que substituído pelo m documento original no prazo de 3 meses.

Julgue os itens:

ATA – a ata poderá ser assinada apenas pelo Presidente e pelo Redator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

APOSTILA – é exatamente igual ao material recebido pelos alunos no início de um curso.

ATESTADO – atualmente somente é empregado com a finalidade médica. O fecho adequado seria: nada sabendo que o desabone sua conduta atesto.

CERTIDÃO – representa, preferencialmente, o resumo do documento ou ato inscrito nos livros do cartório. Não havendo ato escrito deixa de ser certidão e passa a ser certificado.

AVISO – dependendo do status do órgão seu dirigente poderá emitir avisos.

OFÍCIO – jamais poderá circular no âmbito do órgão, já que é uma correspondência externa.

MEMORANDO – instrumento de comunicação interna, utilizado por dirigentes e chefes, numa repartição pública, através do qual são transmitidas solicitações de caráter rotineiro.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS – documento pelo qual o Presidente explica as razões da edição de uma Medida Provisória.

MENSAGEM – o tempo máximo para o recebimento deste documento é de duas horas. Ultrapassando esse tempo o documento deverá ser substituído por um novo.

TELEGRAMA – modernamente usamos a linguagem super abreviada para aumentar o conteúdo da mensagem.

FAX – o arquivamento deverá ser feito no próprio papel de fax.

CORREIO ELETRÔNICO – a partir de 15 de março de 2005, com a Portaria n. 254, qualquer E-mail tem valor documental.

CIRCULAR – toda correspondência é circular, pois tramitará de um ponto até outro.

REQUERIMENTO – a Instrução Normativa n. 4 de 1992 homogeneizou os modelos de requerimento, todos os órgãos dos Poderes da União adotam o mesmo documento padrão.

PARECER – deve ser emitido por um grupo de pessoas responsáveis pelos estudos. Um parecer individual é uma afronta ao art. 37. da Constituição da República.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, DECRETA:
(...)
3o A reserva de que trata a alínea "a" e o valor constante da alínea "b" do inciso I do art. 12 do Decreto no 5.379, de 2005, ficam acrescidos de R$ 772.490.000,00 (setecentos e setenta e dois milhões, quatrocentos e noventa mil reais).

Brasília, 13 de junho de 2005; 184o da Independência e 117o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
_____________________________________________
Julgue os itens seguintes.

1 No trecho: “no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, (...)” o pronome “Lhe” exerce a função de objeto indireto.

2 Antes de: O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, obrigatoriamente deveria ter aparecido o vocativo “O Excelentíssimo Senhor...”

3 No trecho: “...ficam acrescidos de R$ 772.490.000,00 (setecentos e setenta e dois milhões, quatrocentos e noventa mil reais)”, a forma por extenso é totalmente dispensável, pois constitui mera redundância.

4 O trecho do documento anterior se encaixa perfeitamente nas exigências de uma Exposição de Motivos.
__________________________________________________

Ofício Circular nº 02/DEPIN/SPC

Brasília, 01 de fevereiro de 2005.

Assunto: Divergência Não Planejada (DNP)
Senhor (a) Dirigente,

1 Informamos nova alteração do prazo, de 18 de fevereiro para 04 de março de 2005, para envio dos dados da Divergência Não Planejada referentes ao 4º trimestre de 2004.
(...)
Atenciosamente,
Dr. Leonardo André Paixão
Secretário Adjunto de Previdência Complementar
__________________________________________
Julgue os itens seguintes
1 O nome dado ao tipo de comunicação é incorreto. Não existe o documento ofício-circular.
2 “... a praxe vem consagrando, em textos legais, a dupla grafia de numerais...” Manual de Redação Oficial da Câmara dos Deputados”. No texto anterior a data deveria ter sofrido o mesmo processo.
3 O vocativo é incabível nesse tipo de correspondência.
4 Os demais elementos do texto estão totalmente de acordo com as orientações da redação de atos, comunicados e correspondências oficiais.
__________________________________________________
Há muito imagina-se que a correspondência oficial é destituída de características de linguagem literária. Todavia, parece-nos quase impossível pensar em qualquer tipo de texto que não possua tais características. Se os textos históricos já estão sendo analisados sob o ponto de vista literário e se os textos e/ou correspondências oficiais são considerados documentos históricos, estes também deveriam ser analisados da mesma forma.
Julgue os itens seguintes
1 Infere-se do texto que todo documento oficial guarda uma carga de historicidade.
2 É pertinente concluir que Literatura e Redação Oficial obedecem (concomitantemente) aos mesmos fenômenos de mutação lingüística.
3 É incabível a colocação recursos como as figuras de linguagem e de pensamento em textos legais.
4 O preâmbulo constitucional ao mencionar Deus abdica da característica da impessoalidade. __________________________________________________
A SECRETÁRIA NACIONAL DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, considerando os fatos ocorridos por ocasião da realização das provas do concurso público para provimento de vagas no cargo de AGENTE PENITENCIÁRIO FEDERAL, a urgência na realização completa do concurso, a necessidade de preservação da isonomia na aplicação das provas e a correição da seleção, torna público o cancelamento das provas realizadas no dia 22 de maio de 2005.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬Julgue os itens seguintes

1 Caso o fragmento de texto anterior seja parte de um documento oficial, seria adequada a colocação de aspas, itálico ou uma sub-linha em substituição ao recurso do negrito, empregado no vocábulo cancelamento.

2 Apesar de fazer parte de um edital, o segmento: “...a urgência na realização completa do concurso, a necessidade de preservação da isonomia na aplicação das provas e a correição da seleção...”, compromete o caráter não argumentativo deste tipo de comunicação.

3 – A sigla SNJMJ poderia ser utilizada caso, no decorrer do texto, fossem feitas novas menções ao órgão alvo do concurso.

4 O texto está redigido na perspectiva de terceira pessoa.
Cacófato

Ele havia dado tudo de si à frente da Comissão.

Ela tinha previsto tudo o que está ocorrendo.

Por cada dia de trabalho foi dado uma boa recompensa.




Erros de paralelismo

Errado: Servidores públicos cogitam uma nova greve e organizar manifestações contra a reforma da Previdência.

Errado: Durante o incidente, mostrou paciência, não ser medroso, inteligência e ter criatividade.

Errado: A diferença entre os funcionários e os computadores disponíveis na empresa é preocupante.

Errado: Desde o início do atual Governo, o Ministro viajou à Europa, à África, à América do Norte e aos Estados Unidos.

Errado: Pelo aviso circular recomendou-se aos Ministérios economizar energia e que elaborassem planos de redução de despesas.
Frases Esdrúxulas
"A bola ia indo, indo, indo... E iu !!!" Paulo Nunes"
"Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola”
"No México que é bom. Lá, a gente recebe semanalmente de 15 em 15 dias".
"Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe"
"Clássico é clássico e vice-versa"
"O meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correta: deu um passo à frente"
"Eu disconcordo com o que você disse"
"Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão"

Reescreva:

Maricota é de uma nugacidade extrema.

Refiro-me a esta coisa do negro, a atual política de cotas.

Os estudantes são cabíveis de erro.

Matou-se por causa do ciúme da mulher.

Ao contrário disso pensamos diferente.

O redator sentia ganância de escrever.

Julgue os itens.

1 - Os fechos adequados para um requerimento são:

a) NTPD

b) N.Termos,
P. Deferimento.

c) Pede-se e aguarda-se deferimento.

2 - A impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações.

3 - Todas as opções abaixo correspondem aos objetivos da exposição de motivos dirigida ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente.
a) Informá-lo de determinado assunto;
b) Propor alguma medida; ou
c) Submeter a sua consideração projeto de ato normativo.
4 - Símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes Symbol e Wingdings.
5 Todos os documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm.

Assinale a opção

1) Os _______________ especiais da Presidência são considerados profissionais de excepcional conhecimento técnico (acessores / assessores).
2) Quando termina o dia de trabalho os pintores guardam as (brochas / broxas) para que não sejam roubadas.
3) Vinte lindas modelos foram escolhidas para a verificação ___________dos desempenhos individuais. (censual / sensual).
4) Sempre existirá um “camarada” que adotará a prática da (cerração / serração) quando a conta chegar.
5) Levaram o (sírio / círio), “consumido”, após a cerimônia celebrada pelo padre.
6) Não é correto, hoje, o emprego do termo (coxo / cocho): dizem ser politicamente incorreto.
7) Nunca houve uma (conjetura / conjuntura) tão séria sobre o real impacto da economia irreal.
8) Principalmente as crianças sofrem com a (corisa / coriza).
9) Grandes costureiras conseguem (cozer / coser), em poucos minutos, verdadeiras obras de arte.
10) Fútil e desagradável; aquele homem não é nada (decente / descente).
11) (Marido bêbedo falando) “Suas desculpas, hic, não permitirão que possamos (elidir / ilidir) nosso divórcio de formaconcensual”.
12) A (Esplanação / Explanação) dos políticos é insuficiente para entendermos o caso do nepotismo.
13) O corpo humano possui muitos ossos, porém o mais curioso deles é o (esterno / externo).
14) (Fruir / Fluir) com maestria é o sonho de toda porta-bandeira.

Um comentário: