segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prof. Nereu - Informática


Prof. Nereu Costa


 



 


1. Sabendo que a soma total de todas as colunas da planilha acima é 495, julgue os itens a seguir:


(A) ao selecionar a célula A6, digitar =SOMA(A1&A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da célula A6 foi 153.


b) ao selecionar a célula C6, digitar =SOMA(A1:C6) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da célula C6 foi 495.


c) ao selecionar a célula C6, digitar =SOMA(A1:A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da célula C6 foi 300.


D) ao selecionar a célula B6, digitar =SOMA(A1;C5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado será 78


e) ao selecionar a célula c6, digitar a formula = SOMA(A3:C3) e, em seguida teclar enter o resultado será 64.


 


1.1. Observe o seguinte fragmento de planilha Excel:



O resultado da célula D1 é:


a) 6150 b) 6015 c) 2008 d) 2006 e) 2001


 


 


2. A figura acima mostra uma janela do Excel , com uma planilha em processo de edição.  Considerando essas informações, julgue os itens seguintes:


A)   A soma total dos itens da coluna B e C aparecerá na célula D8, caso a seguinte seqüência de ações seja realizada: selecionar a célula D8 e digitar =SOMA(B3:C6) e pressionar ENTER.


B)   A média do mês de janeiro pode ser obtida na célula B8 por meio do seguinte procedimento: clicar na referida célula, digitar =B3+B4+B5+B6/4 e teclar ENTER.O Ato de clicar em C7, clicar no  e pressionar ENTER fará com que apareça o número 725 em C7.


C)   O resultado da função =media (B5;B6;B7) é 225.


D)   A formula =MÍNIMO(B3:D5) ao ser digitada e executada mostrará o valor 100.


E)   Ao digitar =MAXIMO(C2:E6) será gerado um erro devido no intervalo de dados tem célula contendo nome.


F)   O ato de clicar na célula D3 e pressionar duas vezes no botão  o valor na célula passará a ser 14000.


G)   Ao selecionar a célula B3 e pressionar , o número passará ser exibido 120%.


H)   Considerando um valor hipotético em uma célula de 2,378; ao clicar uma vez no botão  o valor passará a ser 2,39.


I)     Para se calcular a média aritmética dos valores contidos nas células da coluna B, é possível utilizando o botão .


J)    Ao digitar a fórmula na célula B7, =(B3;B5)*2 e pressionar o enter o resultado será 500.


 


K)   Um usuário do Excel 2000/XP está montando uma planilha e digitou os números 2 em B3, 9 em C3, 13 em D3 e 7 em E3. Inseriu as fórmulas =SOMA(B3;D3) na célula G3, =MULT(C3;E3) na célula G4 e =MOD(G4;6) na célula G5. Os conteúdos das células G3, G4 e G5 são, respectivamente:


(A)15, 14 e 2. (B) 15, 63 e 3. (C) 24, 63 e 2. (D) 15, 63 e 2. (E) 24, 63 e 3.


N) Considere que as células A1, A2 e A3 de uma planilha em edição no Excel contenham, respectivamente, os valores 10, 20 e 30. Nesse caso, ao se digitar, na célula A4, a fórmula =média(soma(A1:A3)) e pressionar a tecla enter,  essa célula ficará preenchida com o número 20.


O) Caso um documento em edição no Word contenha uma tabela, é possível copiar os dados dessa tabela para a área de transferência do Windows e, a seguir, colar esses dados em uma planilha Excel.


 


 



Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Microsoft Excel 2003, julgue os itens que se seguem.


 


29 Sabendo que a célula C7 foi definida para o formato do tipo numérico e contém o valor 15,00, é correto afirmar que o seu valor será alterado para 15.000,00, caso o botão  seja clicado.


30 A fórmula =SE(MÉDIA(C7:C12)>10;SOMA(C7:C12);0) está sintaticamente correta e pode ser inserida na célula C14.


 


1.     Observe na figura a seguir um trecho de uma planilha MS Excel 2000, versão em Português:


 


Se a fórmula mostrada for aplicada à célula D1, o resultado da célula será:


(A)  6; (B) 15; (C) 16; (D) 21; (E) false


 


2. No Excel, digita-se em A1 o valor 2, em A2 o valor 22 e em A3 o valor 33. Ao se digitar em A4 =CONT.SE(A1:A3;”<=22”) pressiona-se ENTER..Qual será o valor exibido em A4.


a) 2 e 22    b) 22 e 2   c) 3    d) 2    e) 1


3. Em uma planilha MS-Excel, considerando que os conteúdos das células A1, A2 e A3 são, respectivamente, os valores 11, 23 e 65, ao inserir a função =SOMASE(A1:A3;">11") na célula A4, essa célula deverá apresentar o valor


(a)  33 (b) 98 (c) 10(d) 88 (e) 99


4.  


 



6. A Célula B1 contém a fórmula exibida na barra de fórmulas. Com essa planilha nestas condições, foi realizada a seguinte seqüência de ações.


·                     Clique sobre a célula B1.


·                     Clique na opção copiar do Menu Editar.


·                     Clique sobre a célula C2.


·                     Clique na opção colar do Menu editar.


O resultado exibido na célula C2 é:


a) 4    b)6     c) 5    d)2    e) 3


Na planilha abaixo, elaborada no Excel , o campo SITUAÇÃO é inserido a partir de uma fórmula aplicada sobre os valores das células QUANTIDADE MÍNIMA e QUANTIDADE EXISTENTE. A situação do estoque é considerada Suficiente quando a QUANTIDADE EXISTENTE é maior ou igual à QUANTIDADE MÍNIMA.



A fórmula a ser inserida na célula G7 é:


A) =SE(F7<E7;”Repor”;”Suficiente”)


B) =SE(F7>E7;”Suficiente”;”Repor”)


C) =SE(F7<=E7;” Suficiente”;”Repor”)


D) =SE(F7<E7 ENTÃO “ Suficiente” SENÃO “Repor”)


E) =SE(F7>=E7 ENTÃO “Repor” SENÃO “ Suficiente”)



Considerando a janela acima julgue os itens abaixo




 


36. (Analista - Min. Público-PE - 2006) Em uma planilha MS-Excel, inicialmente vazia, são registrados os valores 1, 2, 3 e 4, respectivamente nas células A1, B1, C1 e D1. A fórmula =A1*B1+C1*D$1+E1 é digitada na célula A2 e essa é copiada para a célula D2. O resultado de D2 após a cópia da fórmula será igual a:


(A) -2 (B) -1 (C) 0 (D) 1 (E) 2


 


 


 


 


 


 


1. No MS Word 2003, a barra em que é exibido o nome do programa que está sendo executado e o nome do documento ativo é conhecida como barra de:


A) status; B) ferramentas; C) tarefas;  D) títulos; E) menus.


 


2. Um usuário está com um arquivo aberto no Word 2003 BR. A execução dos atalhos de teclado <Ctrl> + P e F8 têm, respectivamente, os seguintes significados:


(A) imprimir arquivo / estender seleção.


(B) configurar idioma / aplicar negrito.


(C) imprimir arquivo / configurar idioma.


(D) configurar idioma / estender seleção.


(E) imprimir arquivo / aplicar negrito


 


3. Ao digitar um texto em um documento Word, teclando-se simultaneamente Ctrl + um Backspace será excluído:


(A) todas as palavras até o final do parágrafo.


(B) uma palavra à direita.


(C) um caractere à esquerda.


(D) um caractere à direita.


(E) uma palavra à esquerda


4. João escreve uma carta para José e salva o arquivo com o nome de “José”. Depois ele resolve mandar a mesma carta para a Maria, mudando apenas o primeiro parágrafo. Ele abre o arquivo “José” e faz as alterações, depois usa o comando “salvar como” e muda o nome do arquivo para “Maria”. O arquivo “José”:


(A) é automaticamente deletado;


(B) permanece inalterado;


(C) passa a conter a carta para Maria;


(D) passa a conter uma carta para Maria e outra para José


(E) O arquivo José será minimizado e o arquivo Maria ficará ativado


 



5. Considere que o usuário está editando um documento chamado “Documento1” no Word, tendo efetuado diversas alterações sem salvar o documento. Ao tentar fechar o documento sem salvar, o Word apresenta a seguinte mensagem: Com base na imagem acima, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


I - Ao clicar no botão “Sim”, o documento é gravado (salvo) e fechado.
II - Ao clicar no botão “Não”, o documento não é gravado (salvo), mas permanece aberto para edição.
III - Ao clicar no botão “Cancelar”, o documento é fechado sem ser gravado (salvo).
IV - Pressionar simultaneamente as teclas “ALT” e “N” causa o mesmo efeito que clicar no botão “Não”.


a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.


c) Todas estão erradas.


d) Somente a afirmativa IV esta correta.


 


6. (Técnico – TJ-PE – 2007) No Word 2007, um documento produzido pode receber proteção através da utilização de senha para impedir que usuários não autorizados possam abrir o arquivo. Os passos para se aplicar essa segurança estão contidos em:


(A) Opções de Salvamento..., dentro do menu Arquivo


(B) Proteger documento..., dentro do menu Ferramentas


(C) Salvar com senha..., dentro do menu Ferramentas


(D) Ferramentas, dentro da janela Salvar


(E) Ferramentas, dentro da janela Salvar como



6. Considerando a figura e suas possibilidades de configurações, julgue os itens abaixo:


A) A página 8 será impressa.


B) Na janela acima é possível imprimir somente as paginas pares.


C) Um total de cinco páginas será impresso.


D) Um total de dezoito páginas será impresso


E) A Impressora configurada é uma do tipo matricial.


F) Através da janela acima é possível mudar a orientação da página


 



Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word, julgue os itens subseqüentes.


36. Para se inserir uma nova coluna na tabela mostrada na figura, é suficiente clicar a opção Linha do menu inserir.


37. Para se mesclar as células da primeira linha da tabela mostrada, é suficiente selecionar essas células e clicar o botão .


38. A ferramenta  pode ter sido usada para criar a tabela mostrada na figura. Para isso, basta clicar a referida ferramenta e selecionar o número de células desejado.


39. Para se copiar a tabela mostrada para o Excel, é suficiente selecioná-la; clicar a ferramenta  abrir uma nova planilha do Excel; e, finalmente, clicar o botão .


40.  A opção Salvar Como, disponível no menu das aplicações do MS Office, permite que o usuário salve o documento correntemente aberto com outro nome. Nesse caso, a versão antiga do documento é apagada e só a nova versão permanece armazenada no computador.


41.  Uma das vantagens de se utilizar o MS Word é a elaboração de apresentações de slides que utilizem conteúdo e imagens de maneira estruturada e organizada.


 


 






Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word contendo um documento em processo de elaboração (considerando o texto sem formatação), julgue os itens a seguir.


1) A função do botão  é alterar a cor da fonte a partir de uma palavra selecionada.


2) A partir da figura mostrada, é correto concluir que, caso seja aplicado um clique duplo sobre a palavra “Deus” e, a seguir, seja teclado  a referida palavra será excluída do documento e ficará um aviso de exclusão.


3) Na situação da figura mostrada, por meio da ferramenta , é possível associar a palavra Clarice a um endereço da Internet.


4) Considere a realização do seguinte procedimento: clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra “humilde” ; na lista de opções decorrente dessa ação, clicar Fonte; na janela disponibilizada, marcar o campo Tachado e, a seguir, clicar OK. Após esse procedimento, a referida palavra ficará alterada para a forma humilde.


5) Para formatar o primeiro parágrafo com alinhamento justificado é suficiente clicar a ferramenta .


6) Ao dar um clique simples sobre a palavra êxtase e teclar  CTRL S a palavra ficara sublinhada.


7) Ao se clicar o botão , serão impressas 3 páginas.


8) A ferramenta permite alterar o espaçamento entre linhas utilizado em determinado parágrafo selecionado.


9) Ao se aplicar um clique triplo entre as letras “a” e “ç” da palavra “faça”, todo o parágrafo iniciado em “faça com que...” será selecionado.


10) Caso o usuário do computador cuja janela está sendo mostrada acima clique no botão , será aberta uma janela que possibilita definir o nome do arquivo.


11) Considere que o documento em edição está associado a um arquivo de nome “Documento1”, armazenado no disco rígido do computador em uso. Nessa situação, caso se deseje salvar esse documento em disquete de 3½", é possível fazê-lo por meio de funcionalidades disponibilizadas ao se clicar o botão .


12) Dois parágrafos mostrados na figura poderão ser alinhados a margem direita e esquerda caso seja realizado o seguinte procedimento: clicar sobre qualquer palavra do primeiro parágrafo; pressionar e manter pressionada a tecla SHIFT; clicar sobre qualquer palavra do segundo parágrafo; liberar a tecla SHIFT; clicar o botão .


13)  Se o usuário pressionar simultaneamente as teclas  CRTL  e  END, o Ponto de inserção será imediatamente posicionado no final da linha.


14)  Antes de imprimir o documento, a opção  deverá estar desabilitada, para que o símbolo  não seja exibido na impressão.


15) Nos aplicativos do MS Office, na opção de Formatar Fonte, o estilo da fonte consiste de um conjunto de valores entre 8 e 72, os quais permitem definir o tamanho da fonte para configurar a disposição do texto de acordo com a necessidade de exibição dos caracteres na página, no slide ou na planilha


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


36. As descrições a seguir definem as extensões de arquivo usadas pelo Microsoft PowerPoint. Escolha a alternativa que associa CORRETAMENTE as definições abaixo com os respectivos formatos de arquivo.



I- Um arquivo de apresentação comum.
II- Um arquivo de apresentação que sempre é exibido no modo "Apresentação de Slides" quando aberto a partir do Windows Explorer.
III- Um arquivo de modelo do PowerPoint.


a) .pptx, .potx, .ppsx              b) .ppsx, .pptx, .potx              c) .ppt, .pps, .pot d) .ppt, .pps, .ppsx  e) .pps, .ppt, .ppm


 


37. Um recurso bastante útil nas apresentações de PowerPoint é o slide mestre. O slide mestre serve para


a) exibir a apresentação sem a necessidade de ter o PowerPoint ou Impress instalado em seu computador.


b) definir uma formatação padrão para todos os slides que forem criados com base nele.


c) resumir os tópicos da apresentação.


d) controlar a ordem de apresentação dos slides.


e) controlar, por software, todas as funcionalidades do equipamento projetor.


 


38. O Microsoft PowerPoint possui uma funcionalidade que ajuda a cronometrar o tempo de exposição de cada slide e a duração total da apresentação. Assinale a opção que indica como ativar essa funcionalidade.


(A) Clicar sobre a  guia Apresentações de slides e escolher a opção Gravar Narração.


(B) Clicar sobre a guia Apresentações de slides e escolher a opção Testar Intervalos.


(C) Clicar sobre a guia Exibir e escolher a opção Cronômetro.


(D) Clicar sobre a guia Ferramentas e escolher a opção Cronômetro.


(E) Clicar sobre a guia Ferramentas e escolher a opção


Esquema de Animação.


 


39. O Microsoft PowerPoint 2003 possui uma funcionalidade chamada “Pacote para CD”, que permite colocar tudo o que for necessário para uma apresentação em um pacote que pode ser gravado em um CD e usado em um computador que não possua o Microsoft PowerPoint 2003 instalado. Em relação a esse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.


I – Um pacote pode ser preparado de forma a realizar a reprodução automática da apresentação.


II – Um pacote só pode conter arquivos de apresentações


PowerPoint.


III – Uma senha pode ser configurada para proteger os arquivos contra modificações.


IV – Pacotes podem tanto ser gravados em CD como em pastas no computador.


A sequência correta é:


(A) F, V, F, V.  (B) F, V, V, F.  (C) V, F, F, V.  (D) V, F, V, V.


(E) V, V, V, F.


 


A tela inicial do sistema operacional Microsoft Windows é formada por uma área de trabalho ou desktop. A barra que aparece na parte inferior da área de trabalho, configurada em modo padrão, é denominada barra de:


A) ferramentas. B) programas. C) status. D) notificações.


E) tarefas


 


Questão 15 O aplicativo Paint, que já vem incluído no Microsoft Windows XP, salva por padrão seus arquivos no formato:


A) JPG B) GIF C) TIF D) DOC E) BMP


 



 


Com relação à  e ao  e a conceitos, julgue os itens abaixo:


1) Para recuperar um arquivo que se encontra na lixeira é obrigatório abri-la.


2) Para excluir um arquivo sem que o mesmo vá para a lixeira, pode utilizar-se a tecla SHIFT + DEL.


3) Quando devidamente configurado, o Windows  pode permitir que um arquivo excluído e enviado para a Lixeira seja restaurado. Existe, entretanto, a possibilidade de se configurar a Lixeira de forma que os arquivos excluídos não sejam para ela movidos.


4) Para excluir um arquivo por definitivo pode ser feito através do botão direito do mouse mantendo pressionado o SHIFT.


5) Através da opção  pesquisar podemos localizar um arquivo pela data de criação.


6)  Para ativar o ícone Meu Computador no Windows XP, uma das formas em que o usuário pode habilitar sua exibição é:  clicar em Iniciar com o botão esquerdo e, no menu apresentado, clicar em Meu Computador com o botão direito, clicando no menu apresentado a opção "Mostrar na área de trabalho";


7) A Lixeira do Windows é um local usado para armazenar temporariamente os arquivos ou pastas excluídos do disco rígido; a exclusão de itens de uma unidade de rede é permanente, ou seja, esses itens não são enviados para a Lixeira.


8) O Windows 7 é um programa de exibição de informações facilitada pelo uso de janelas dinâmicas,  enquanto as outras versões do Windows são sistemas responsáveis pela gestão de informações estáticas.


9) A barra de iniciação rápida permite acelerar a velocidade de processamento do computador.


 


Questão 24 Considere as afirmativas a seguir quanto a algumas das opções que temos ao clicar na seta a direita do botão 


I. BLOQUEAR – Desliga o Windows com segurança.


II. TROCAR USUÁRIO – alterna usuários sem fechar os programas.


III. HIBERNAR – Desliga o Windows, mas antes salva as informações e programas abertos na memória do Disco Rígido. Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s):


A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas.


D) I, apenas. E) I, II e III


 


 


 


 


 



Acerca da Central de Segurança do Windows, julgue os itens abaixo:


a) a Central de Segurança é o nome dado a um conjunto de três programas importantes que acompanham o Windows para manter o computador livre de problemas relacionados à segurança. Esse utilitário do Windows possui Antivírus, Firewall e sistema de atualização automática de softwares.


b) A central de segurança pode ser acessada por meio do painel de controle dos sistemas Windows ainda não atualizados com o Service Pack 2.


c) Mesmo com a presença da Central de segurança, a instalação de um programa Antivírus externo (com o Norton Antivírus) é altamente recomendada.


d) O sistema de atualizações automáticas da central de segurança permite a busca constante de novas versões para os programas instalados no computador porque programas desatualizados podem conter falhas conhecidas por invasores. e) O Firewall apresentado na Central de Segurança é necessariamente externo (um programa instalado no Windows), porque o sistema operacional não possui firewall.


 



18. Analise os itens abaixo, relativos ao manuseio de diretórios e arquivos no Windows Explorer.


Considerando a figura acima e os conceitos de sistemas operacionais Windows, julgue os itens que se seguem.


46 Podem ser cadastrados para gerenciar arquivos, no máximo, cinco usuários do Windows XP.


47 Para se esvaziar a Lixeira do Windows, é suficiente clicar, com o botão direito, o ícone a ela associado, selecionar, na lista disponibilizada, a opção Esvaziar Lixeira e, a seguir, clicar a opção SIM, para confirmar a exclusão dos arquivos.


48 Na situação mostrada na figura, ao se arrastar a pasta associada ao ícone  para a pasta associada ao ícone  , serão levadas também as pastas associadas aos ícones  ,  e  .


49 A pasta associada ao ícone  armazena a lista de sítios da Internet favoritos do usuário.


50 Ao se clicar o ícone  , será apresentada a lista de programas instalados no computador em uso.


51 Ao se clicar o ícone  com o botão direito do mouse, é apresentada uma lista de opções, entre elas, a opção Iniciar Varredura, que, caso seja clicada, faz que o Windows XP inicie uma busca por vírus de computador.


52. O botão  que aparece ao lado esquerdo das pastas indica que existe mais de um arquivo gravado na pasta.


53. As funções recortar e colar são executadas sucessivamente quando, dentro do mesmo drive, utilizamos o mouse para arrastar um arquivo de um diretório para outro.


54.Quanto ao Windows Explorer, assinale a opção correta.


A Para se obter a listagem completa dos arquivos salvos em um diretório, exibindo-se tamanho, tipo e data de modificação, deve-se selecionar Detalhes nas opções de Modos de Exibição.


B No Windows Explorer, o item Meus Locais de Rede oferece um histórico de páginas visitadas na Internet para acesso direto a elas.


C Quando um arquivo estiver aberto no Windows e a opção Renomear for acionada no Windows Explorer com o botão direito do mouse, será salva uma nova versão do arquivo e a anterior continuará aberta com o nome antigo.


D Para se encontrar arquivos armazenados na estrutura de diretórios do Windows, deve-se utilizar o sítio de busca Google, pois é ele que dá acesso a todos os diretórios de máquinas ligadas à Internet.


E O Windows Explorer é utilizado para gerenciar pastas e arquivos e por seu intermédio não é possível acessar o Painel de Controle, o qual só pode ser acessado pelo botão Iniciar do Windows.


 


A respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux julguem os itens seguintes.


44. O BrOffice pode ser instalado em computadores que utilizam o sistema operacional Linux ou o Windows.


45. Acessibilidades é um recurso do Windows XP usado para se estabelecer critérios de segurança de acesso ao sistema, como senha e criptografia.


46. O Linux foi projetado para fazer uso inteligente dos recursos de qualquer máquina, funcionando tanto em máquinas com vários gigabytes de memória como em aparelhos celulares com poucos kilobytes de capacidade.


47.  O firewall do Windows XP restringe as informações que chegam ao computador no qual ele está instalado vindas de outros computadores, o que permite maior controle sobre os dados e oferece proteção contra pessoas ou programas que tentem conectar o computador sem permissão.


22 O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à separação de privilégios entre processos, desde que sejam respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas.


 


 


 

Um comentário:

  1. Se o valor da célula for igual a A1, no caso 2, copiar o valor da terceira celula abaixo, de forma automatica e Copiar para a coluna do lado.

    A
    2
    31
    32
    68
    2
    97
    54
    79
    2
    45
    69
    75
    2
    57
    26
    2
    2
    15
    17
    18
    2
    2
    31
    32
    68
    2
    97
    54
    79
    2
    45
    69
    75

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