sábado, 28 de maio de 2011

Prof. Jonas Rodrigo - Gramática e Texto


DATA E HORÁRIO DA PROVA: 22/10/2006 – 14h


101 – ASSISTENTE I / – APEX-Brasil


Texto para responder às questões de 1 a 7.


Os desastres de Sofia


1 Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o


abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a


ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.


O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros


5 contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros


contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com


um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era


atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e


pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e


10 que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na


sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a


lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:


Cale-se ou expulso a senhora da sala.


Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me


15 mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo.


Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim


ser objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu


amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia,


amava-o como uma criança que tenta desastradamente


20 proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi


covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...)


(Clarice Lispector / jornal “ O Globo” R.J )


QUESTÃO 1“Cale-se ou expulso a senhora da sala.” (linha 13). Sobre as


transformações nas pessoas gramaticais ocorridas no


período acima, assinale a que ficou incorreta.


(A) Cala – te.


(B) Calem – se.


(C) Calai – vos.


(D) Cala – se.


(E) Calemo – nos.


QUESTÃO 2“Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para


mim ser objeto do ódio daquele homem que de certo modo


eu amava.” (linhas 16 a 18). A oração destacada exerce em


relação à anterior uma relação de:


(A) causa.


(B) conseqüência.


(C) concessão.


(D) condição.


(E) finalidade


QUESTÃO 3“Mas eu o exasperava tanto que se tornara


doloroso para mim ser objeto do ódio daquele homem que de


certo modo eu amava.” (linhas 16 a 18). A oração destacada


classifica-se como:


(A) substantiva subjetiva.


(B) substantiva objetiva direta.


(C) substantiva objetiva indireta.


(D) adjetiva explicativa.


(E) adjetiva restritiva.


QUESTÃO 4“Mas eu o exasperava tanto que se tornara


doloroso para mim ser objeto do ódio daquele homem que de


certo modo eu amava” (linhas 16 a 18). A palavra destacada


classifica-se como:


(A) conjunção integrante.


(B) conjunção adverbial.


(C) pronome relativo e substitui a palavra objeto.


(D) pronome relativo e substitui “aquele homem”.


(E) conjunção coordenada.


QUESTÃO 5 “Ele o abandonara”. Sobre o verbo destacado é


correto afirmar:


(A) indica um fato passado interrompido.


(B) indica uma verdade universal.


(C) indica uma ação contínua no passado.


(D) indica um fato passado anterior a outro fato passado.


(E) indica uma ação futura.


QUESTÃO 6 Todos os períodos abaixo foram extraídos de


propagandas veiculadas nos mais diversos meios de


comunicação.


Assinale aquela que está de acordo com a norma padrão.


(A) Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar.


(B) Vem pra CAIXA, você também.


(C) COLGATE é a proteção que a gente precisa.


(D) SKOL, a cerveja que desce redondo.


(E) PAULO SILVA é o candidato que o povo confia.


QUESTÃO 7 Assinale a frase em que a crase ficou incorreta.


(A) Eu me referi à mulheres elegantes.


(B) Eu cheguei à sala de aula às 16 horas.


(C) Ele usava cabelo à Caetano Veloso.


(D) Entreguei o poema à bela Marília.


(E) Entreguei o livro à sua irmã.


Gabarito: 1d 2b 3e 4d 5d 6d 7a


DATA E HORÁRIO DA PROVA: 21/10/2006 – 14h (SÁBADO)


APEX-Brasil / 510 – ANALISTA SÊNIOR


ÁREA ORGANIZACIONAL: RECURSOS HUMANOS


(ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL)


QUESTÃO 8 Nossos esforços são voltados à qualidade e ao


atendimento das necessidades específicas de nossos clientes”. Assinale


a alternativa correta a respeito do excerto acima.


(A) A crase utilizada está incorreta, pois não temos a junção


da preposição a com o artigo a.


(B) A palavra nossos destacada é um pronome que indica a


localização dos seres.


(C) A palavra específicas destacada expressa a


circunstância do substantivo necessidades.


(D) Se no lugar da palavra atendimento tivermos a palavra


resolução, teremos obrigatoriamente a crase.


(E) A palavra nossos nos dois casos não possui a mesma


função morfológica.


Texto para resolver as questões de 9 a 11.


PARA QUEM QUER APRENDER A GOSTAR


1 "Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca


tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu


amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda,


4 apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil


que ninguém aceita aprender. (...)


36 Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião


alheia. (...)


Jogue por alto todas as jogadas, estratagemas, golpes,


58 espertezas, atitudes sabidamente eficazes (não é sábio ser


sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e


60 carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser.


(TÁVOLA, Arthur da. "Para quem quer aprender a amar". In:


COSTA, Dirce Maura Lucchetti et al. "Estudo de texto:


estrutura, mensagem, re-criação". Rio, DIMAC, 1987. P. 25-6)


QUESTÃO 9 “A tão difícil arte de amar bonito” (linha 4) / “Talvez seja


tão simples, tolo e natural” (linha 1). A respeito das palavras


destacadas, assinale a alternativa correta.


(A) As duas são advérbios e modificam adjetivo.


(B) As duas são advérbios e modificam verbo.


(C) As duas são advérbios e modificam outro advérbio.


(D) As duas são adjetivos.


(E) As duas são pronomes de intensidade.


QUESTÃO 10 “Derrube as cercas da opinião alheia” (linhas


36 e 37). A palavra destacada pode ser trocada, sem alterar o


sentido, por:


(A) dos outros.


(B) própria.


(C) invejosa.


(D) materna.


(E) paterna.


QUESTÃO 11 “Não é sábio ser sabido” (linhas 58 e 59).


Assinale a alternativa correta sobre a palavra destacada.


(A) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica


a palavra cipó.


(B) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica


a palavra anzóis.


(C) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica


a palavra espécie.


(D) Justifica sua acentuação por ser um acento diferencial da


palavra sabio.


(E) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica


a palavra gaúcho.


Gabarito 8d 9a 10a 11c

Nenhum comentário:

Postar um comentário