DATA E HORÁRIO DA PROVA: 22/10/2006 – 14h
101 – ASSISTENTE I / – APEX-Brasil
Texto para responder às questões de 1 a 7.
Os desastres de Sofia
1 Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o
abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a
ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros
5 contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros
contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com
um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era
atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e
pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e
10 que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na
sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a
lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
Cale-se ou expulso a senhora da sala.
Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me
15 mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo.
Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim
ser objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu
amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia,
amava-o como uma criança que tenta desastradamente
20 proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi
covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...)
(Clarice Lispector / jornal “ O Globo” R.J )
QUESTÃO 1
“Cale-se ou expulso a senhora da sala.” (linha 13). Sobre astransformações nas pessoas gramaticais ocorridas no
período acima, assinale a que ficou
incorreta.(A) Cala – te.
(B) Calem – se.
(C) Calai – vos.
(D) Cala – se.
(E) Calemo – nos.
QUESTÃO 2
“Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso paramim
ser objeto do ódio daquele homem que de certo modoeu amava.” (linhas 16 a 18). A oração destacada exerce em
relação à anterior uma relação de:
(A) causa.
(B) conseqüência.
(C) concessão.
(D) condição.
(E) finalidade
QUESTÃO 3
“Mas eu o exasperava tanto que se tornaradoloroso para mim ser objeto do ódio daquele homem
que decerto modo eu amava
.” (linhas 16 a 18). A oração destacadaclassifica-se como:
(A) substantiva subjetiva.
(B) substantiva objetiva direta.
(C) substantiva objetiva indireta.
(D) adjetiva explicativa.
(E) adjetiva restritiva.
QUESTÃO 4
“Mas eu o exasperava tanto que se tornaradoloroso para mim ser objeto do ódio daquele homem
que decerto modo eu amava” (linhas 16 a 18). A palavra destacada
classifica-se como:
(A) conjunção integrante.
(B) conjunção adverbial.
(C) pronome relativo e substitui a palavra objeto.
(D) pronome relativo e substitui “aquele homem”.
(E) conjunção coordenada.
QUESTÃO 5
“Ele o abandonara”. Sobre o verbo destacado écorreto afirmar:
(A) indica um fato passado interrompido.
(B) indica uma verdade universal.
(C) indica uma ação contínua no passado.
(D) indica um fato passado anterior a outro fato passado.
(E) indica uma ação futura.
QUESTÃO 6
Todos os períodos abaixo foram extraídos depropagandas veiculadas nos mais diversos meios de
comunicação.
Assinale aquela que está de acordo com a norma padrão.
(A) Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar.
(B) Vem pra CAIXA, você também.
(C) COLGATE é a proteção que a gente precisa.
(D) SKOL, a cerveja que desce redondo.
(E) PAULO SILVA é o candidato que o povo confia.
QUESTÃO 7
Assinale a frase em que a crase ficou incorreta.(A) Eu me referi à mulheres elegantes.
(B) Eu cheguei à sala de aula às 16 horas.
(C) Ele usava cabelo à Caetano Veloso.
(D) Entreguei o poema à bela Marília.
(E) Entreguei o livro à sua irmã.
Gabarito: 1d 2b 3e 4d 5d 6d 7a
DATA E HORÁRIO DA PROVA: 21/10/2006 – 14h (SÁBADO)
APEX-Brasil / 510 – ANALISTA SÊNIOR
ÁREA ORGANIZACIONAL: RECURSOS HUMANOS
(ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL)
QUESTÃO 8
“Nossos esforços são voltados à qualidade e aoatendimento das necessidades
específicas de nossos clientes”. Assinalea alternativa correta a respeito do excerto acima.
(A) A crase utilizada está incorreta, pois não temos a junção
da preposição
a com o artigo a.(B) A palavra
nossos destacada é um pronome que indica alocalização dos seres.
(C) A palavra
específicas destacada expressa acircunstância do substantivo necessidades.
(D) Se no lugar da palavra
atendimento tivermos a palavraresolução
, teremos obrigatoriamente a crase.(E) A palavra
nossos nos dois casos não possui a mesmafunção morfológica.
Texto para resolver as questões de 9 a 11.
PARA QUEM QUER APRENDER A GOSTAR
1 "Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca
tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu
amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda,
4 apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil
que ninguém aceita aprender. (...)
36 Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião
alheia. (...)
Jogue por alto todas as jogadas, estratagemas, golpes,
58 espertezas, atitudes sabidamente eficazes (
não é sábio sersabido
): seja apenas você no auge de sua emoção e60 carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser.
(TÁVOLA, Arthur da. "Para quem quer aprender a amar". In:
COSTA, Dirce Maura Lucchetti et al. "Estudo de texto:
estrutura, mensagem, re-criação". Rio, DIMAC, 1987. P. 25-6)
QUESTÃO 9
“A tão difícil arte de amar bonito” (linha 4) / “Talvez sejatão
simples, tolo e natural” (linha 1). A respeito das palavrasdestacadas, assinale a alternativa correta.
(A) As duas são advérbios e modificam adjetivo.
(B) As duas são advérbios e modificam verbo.
(C) As duas são advérbios e modificam outro advérbio.
(D) As duas são adjetivos.
(E) As duas são pronomes de intensidade.
QUESTÃO 10
“Derrube as cercas da opinião alheia” (linhas36 e 37). A palavra destacada pode ser trocada, sem alterar o
sentido, por:
(A) dos outros.
(B) própria.
(C) invejosa.
(D) materna.
(E) paterna.
QUESTÃO 11
“Não é sábio ser sabido” (linhas 58 e 59).Assinale a alternativa correta sobre a palavra destacada.
(A) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica
a palavra cipó.
(B) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica
a palavra anzóis.
(C) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica
a palavra espécie.
(D) Justifica sua acentuação por ser um acento diferencial da
palavra sabio.
(E) Justifica sua acentuação pela mesma regra que justifica
a palavra gaúcho.
Gabarito 8d 9a 10a 11c
Nenhum comentário:
Postar um comentário